Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

ZERO alerta: riscos após incêndios requerem prevenção

Revista O Instalador15/09/2016
Associação ambientalista apela a actuação por parte das autoridades públicas antes da chegada das primeiras chuvas outonais.

No rescaldo do incêndios deste Verão e antecipando a chegada da precipitação para os próximos dias, a ZERO vem chamar à atenção das autoridades para a necessidade de se actuar desde já, de forma planeada e concertadamente, para evitar os processos erosivos, a degradação do solo e a poluição da água, em particular nas áreas classificadas e nas massas de água superficiais que são utilizadas para abastecimento de água potável às populações.


Neste contexto, a ZERO apela a que o ICNF, em conjunto com a Autoridade Nacional de Protecção Civil, a Agência Portuguesa do Ambiente e os municípios afectados, efectue desde já:


- um diagnóstico da situação no terreno para avaliação preliminar dos impactes e identificar as zonas mais vulneráveis, com especial incidência nas áreas classificadas (Áreas Protegidas, Rede Natura 2000, Sítios Ramsar e Reservas das Biosfera) e nas áreas a montante de massas de água de abastecimento de água às populações.


- uma avaliação da necessidade de prescrição de atuações de emergência para as áreas de risco, nas quais poderão ser utilizadas técnicas de engenharia natural, como a instalação de barreiras contra a erosão utilizando a madeira queimada, a utilização de restos de madeira para cobrir o solo ou como sementeiras de plantas herbáceas autóctones de rápido crescimento. Estas actuações, que podem e devem também prevenir derrocadas e deslizamentos de terras causadoras de danos em pessoas e bens, podem e devem contar com a participação das equipas de sapadores florestais e a colaboração de técnicos especializados em engenharia natural.


«No entanto, em algumas circunstâncias e no médio prazo, poderá ser necessário apoiar a regeneração da vegetação, através da plantação de árvores e arbustos autóctones, ou vir a reduzir a carga de combustível em alguns locais, com vista a restaurar o coberto vegetal, prevenir a ocorrência de novos incêndios e antecipar os efeitos das alterações climáticas», avisa a associação.


E lembra que «a perda de solo e de vegetação conduz também inevitavelmente a um aumento do escoamento superficial, o que conduz ao aumento dos caudais e a possíveis inundações a jusante das áreas ardidas».

REVISTAS

Profei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosSoliusDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial