218820160    oinstalador@gmail.com

No contexto da exposição Utopia/Distopia, organizada pelo MAAT, terá lugar no dia 26 de Maio a conferência internacional “Post-Internet Cities”.


Esta conferência pretende promover uma reflexão crítica sobre o modo como as tecnologias digitais têm afectado a conceptualização e a vida das cidades. Como podem a arte e a arquitectura responder a esta condição incerta e instável?

«Falar sobre o presente e o futuro das cidades implica, desde logo, discutir o que significa hoje espaço urbano. Para além de terem motivado evidentes mudanças nas práticas quotidianas, as tecnologias da comunicação transformaram radicalmente o modo como as cidades são reconhecidas, apropriadas e (re)desenhadas. A globalização da Internet e, mais recentemente, o fenómeno das redes sociais, reconfiguraram o espaço urbano, desdobrando-o em múltiplos territórios que coexistem e se confundem, numa crescente ambiguidade entre os domínios público e privado, real e virtual», contextualizam os promotores do evento.

Mas estarão estas novas dinâmicas socioculturais a colocar em causa o papel do espaço público construído? Até que ponto deve a cidade ser entendida como uma sobreposição entre a realidade material e um imaginário colectivamente reinventado nas redes? São estas e outras questões que estarão em cima da mesa.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview