218820160    oinstalador@gmail.com

A Efacec inaugurou esta segunda-feira, 5 de Fevereiro, as suas novas instalações dedicadas à Mobilidade Eléctrica, num investimento total de 2,5 milhões de euros. Com esta nova unidade industrial, localizada na Maia, a empresa aumentará a sua capacidade anual de produção para 3800 carregadores rápidos, com possibilidade de expansão até 9 mil unidades, e prevê criar mais 340 postos de trabalho associados às novas tecnologias e padrões de evolução da mobilidade, até 2025.


Atingir um crescimento do volume de negócios de dois a três dígitos anualmente nos próximos anos, chegando perto da barreira dos 100 milhões de euros, é o objectivo desta aposta estratégica. 

A sessão de inauguração foi presidida pelo ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, e contou com a presença da accionista maioritária da Efacec, Isabel dos Santos, bem como convidados ligados à área da mobilidade eléctrica, energia e I&D. 

A unidade industrial reforça a capacidade exportadora da Efacec para mercados exigentes e sofisticados, nomeadamente Estados Unidos da América e Europa. 

Actualmente os carregadores para veículos eléctricos desenvolvidos pela Efacec estão presentes em todo o mundo. Através da sua área de Mobilidade Eléctrica, a empresa produz uma gama completa de carregadores para veículos eléctricos para os segmentos privado, público, rápido, ultra rápido e wireless. 

A Efacec participa nos principais projectos de mobilidade eléctrica a nível mundial, nomeadamente no consórcio europeu de fabricantes de automóveis, que vai instalar 400 estações de carga de grande potência nas principais auto estradas da Europa e num projeto idêntico nos Estados Unidos, que prevê um investimento de dois mil milhões de dólares nos próximos 10 anos em infra-estruturas de carregamento. 

Para Mário Leite da Silva, presidente do Conselho de Administração da Efacec, a inauguração da nova unidade industrial dedicada à Mobilidade Eléctrica «é a materialização de um trajecto vencedor, iniciado pela empresa no final de 2008, que motivou a Efacec a ser capaz de pensar mais além, de ter ambição e de apostar no I&D para conceber produtos e soluções inovadores que, a partir de Portugal, chegam aos mais distantes mercados externos. Este é um contributo significativo para a dinamização e diversificação da economia nacional, para as exportações e para a criação de postos de trabalho», conclui Mário Leite da Silva. 

Ângelo Ramalho, CEO da Efacec, aponta a inauguração da nova infra-estrutura como «um marco para a história presente e futura da empresa. A Efacec é, desde sempre, sinónimo de excelência, de competência e uma chancela da qualidade da engenharia e da indústria. Esta nova unidade industrial reflecte esses valores e espelha a ambição e a capacidade de entrega da empresa a nível global». 

Pioneira na área da mobilidade eléctrica e líder mundial na produção de carregadores rápidos e ultra rápidos para veículos eléctricos, a Efacec materializa nesta nova unidade industrial a aposta continuada em I&D e em engenharia de produto. Esta infra-estrutura, que incorpora as melhores práticas no sector ao nível de tecnologia e de engenharia, foi concebida a pensar numa produção em larga escala de carregadores rápidos. 

Preparada para tirar partido de um forte suporte de ferramentas informáticas aos processos produtivos, a unidade industrial conta com diferentes áreas operacionais, nomeadamente laboratórios dedicados a I&D, áreas de engenharia de produto e teste final, e impressão 3D para prototipagem rápida. 

Todo o processo produtivo tem por base o conceito de Lean Manufacturing, procurando optimizar de forma contínua layouts e sequências de trabalho, metodologias de monitorização e controlo, produtividade e qualidade.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview