218820160    oinstalador@gmail.com

Chama-se FEEdBACk e trata-se de um projecto europeu que pretende desenvolver, até 2020, soluções ligadas à eficiência energética. É Portugal quem lidera este projecto de 2,3 milhões de euros, através do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), onde está a ser instalada uma das três áreas de demonstração.


«Estamos a trabalhar numa aplicação móvel, cuja interface será interactiva e amigável, para motivar uma utilização mais eficiente da energia através de mensagens personalizadas e competição entre pares. A ideia é que esta aplicação ajude a que sejam feitas pequenas alterações nos hábitos diários que, por sua vez, conduzam a poupanças energéticas e financeiras grandes quer nas casas dos consumidores quer nos locais de trabalho», explica Filipe Joel Soares, investigador sénior do Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC e responsável pelo projecto. 

Jogos ou questionários relacionados com tomadas de decisão do dia-a-dia relativamente a comportamentos energeticamente eficientes são algumas das funcionalidades que a app vai incluir. 

Estão também a ser desenvolvidos painéis de jogo onde os utilizadores podem comparar o seu desempenho energético com o dos seus pares e até partilhá-los nas redes sociais. 

Estes conceitos vão, numa primeira fase, ser testados em três áreas de demonstração: Portugal (edifício do INESC TEC), Espanha (vários edifícios no Município de El Prat, em Barcelona) e Alemanha (zona residencial localizada em Lippe). 

Ao todo, são oito instituições de sete países europeus (Portugal, Holanda, Suíça, Espanha, Reino Unido, Dinamarca e Alemanha) que estão a trabalhar para promover, estimular e produzir uma energia mais eficiente através de mudanças comportamentais.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview