Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

FEEdBACk : a app que vai promover a utilização mais eficiente de energia

Revista O Instalador08/02/2018
Chama-se FEEdBACk e trata-se de um projecto europeu que pretende desenvolver, até 2020, soluções ligadas à eficiência energética. É Portugal quem lidera este projecto de 2,3 milhões de euros, através do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), onde está a ser instalada uma das três áreas de demonstração.
Imagen

«Estamos a trabalhar numa aplicação móvel, cuja interface será interactiva e amigável, para motivar uma utilização mais eficiente da energia através de mensagens personalizadas e competição entre pares. A ideia é que esta aplicação ajude a que sejam feitas pequenas alterações nos hábitos diários que, por sua vez, conduzam a poupanças energéticas e financeiras grandes quer nas casas dos consumidores quer nos locais de trabalho», explica Filipe Joel Soares, investigador sénior do Centro de Sistemas de Energia do INESC TEC e responsável pelo projecto.


Jogos ou questionários relacionados com tomadas de decisão do dia-a-dia relativamente a comportamentos energeticamente eficientes são algumas das funcionalidades que a app vai incluir.


Estão também a ser desenvolvidos painéis de jogo onde os utilizadores podem comparar o seu desempenho energético com o dos seus pares e até partilhá-los nas redes sociais.


Estes conceitos vão, numa primeira fase, ser testados em três áreas de demonstração: Portugal (edifício do INESC TEC), Espanha (vários edifícios no Município de El Prat, em Barcelona) e Alemanha (zona residencial localizada em Lippe).


Ao todo, são oito instituições de sete países europeus (Portugal, Holanda, Suíça, Espanha, Reino Unido, Dinamarca e Alemanha) que estão a trabalhar para promover, estimular e produzir uma energia mais eficiente através de mudanças comportamentais.

REVISTAS

SoliusDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial