Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Custos de construção aumentaram 1,7% em 2017

Revista O Instalador09/02/2018
Os custos de construção da habitação aumentaram 1,7% e os preços de manutenção e regular da habitação subiram 2,0% em 2017, superando a variação média de 0,6% registada em 2016 por ambos os índices, divulgou o INE.
Imagen

Foto: José Alex Gandum


Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), para a variação média anual de 1,7% do Índice de Custos de Construção de Habitação Nova contribuíram os aumentos médios anuais de 2,1% do índice de mão-de-obra e de 1,2% dos preços dos materiais (1,4% e -0,3% em 2016, respectivamente).


No ano passado, as variações homólogas dos índices para apartamentos e moradias fixaram-se em ambos os casos nos 1,7%.


A variação média anual de 2,0% do índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação resultou da variação média de -0,2% (redução de 0,7% no ano anterior) do índice da componente produtos, enquanto o índice da componente serviços subiu 2,6% (1,0% em 2016).


Considerando apenas o mês de Dezembro do ano passado, o índice de custos de construção de habitação nova registou uma subida homóloga de 1,7% (1,6% em Dezembro de 2016), enquanto o índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação aumentou 1,3% (1,1% no ano anterior).


Para a evolução de Dezembro dos custos de construção de habitação nova contribuiu a variação homóloga de 2,1% do índice referente ao custo de mão-de-obra (que se manteve inalterado face a Novembro), tendo os preços dos materiais aumentado 1,1%, mais 0,3 pontos percentuais que no mês anterior.


Já o comportamento registado em Dezembro pelo índice de preços de manutenção e reparação regular da habitação traduziu uma variação de -0,3% face ao mês homólogo (-0,6% em Novembro) da componente dos produtos, tendo o índice da componente serviços aumentado 0,2 pontos percentuais em relação ao mês precedente, para 1,8%.


Em Dezembro, a Área Metropolitana de Lisboa (2,1%) e o Centro (2,4%) apresentaram taxas de variação homóloga superiores às observadas para o conjunto das regiões do continente (1,3%).


Tal como em Novembro, o Algarve foi a única região que registou uma descida em relação ao mesmo período de 2016 (- 0,2%).

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.SoliusSiga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar Condicionado

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial