218820160    oinstalador@gmail.com

Cidadãos com maior dificuldade na utilização das tecnologias de informação passam a ter apoio nos Espaços Cidadão para saber como mudar de comercializador e poupar na factura de energia.


A partir deste mês, será possível a qualquer cidadão deslocar-se a um Espaço Cidadão para obter apoio na utilização do portal Poupa Energia e assim saber quanto poderá poupar na factura de electricidade e gás natural, fruto de uma parceria estabelecida entre a ADENE (Agência para a Energia) e Agência para a Modernização Administrativa (AMA). 

O serviço estará disponível nos Espaços Cidadão dos concelhos de Braga, Porto, Penafiel, Vila Nova de Gaia, Aveiro, Coimbra, Viseu, Lisboa, Setúbal e Faro, que representam cerca de 1.8 milhões de habitantes, de acordo com os Censos de 2011. Até ao final do ano, toda a rede de balcões do país será abrangida, num total de 551 Espaços Cidadão, que disponibilizam mais de 200 serviços públicos. 

Através do protocolo celebrado com a ADENE, os mediadores do Espaço Cidadão irão receber formação, garantindo assim que todo o processo decorre com o apoio necessário. 

Já para os consumidores, estes apenas terão que disponibilizar uma das suas facturas de energia mais recente, para que o mediador possa facultar a informação mais adequada a cada perfil de consumo e caso necessário, formalizar no momento um pedido de adesão a um novo tarifário. 

Recorde-se que o Espaço Cidadão é um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão, desde serviços da administração central e local, assim como de entidades privadas que prestam serviços de interesse público.

São disso exemplos a activação da Chave Móvel Digital, assuntos relacionados com a Carta de Condução, pedido de nova senha ou caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentação de despesas junto da ADSE, assuntos relativos a emprego e formação profissional, alteração da morada do Cartão de Cidadão, Cartão Europeu de Seguro de Doença ou serviços e-fatura, entre muitos outros. 

Este modelo permite servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital através do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais, para além da linha normal de atendimento do portal Poupa Energia, que se mantém disponível através do 211 160 500.

Saiba mais aqui


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview