Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Empresas do sector das janelas unem-se no combate ao frio

Revista O Instalador09/02/2018
Numa altura em que, de acordo com o Eurostat, cerca de 22% dos portugueses não consegue manter a casa aquecida e confortável, as empresas de janelas em Portugal demonstram o seu empenho em proporcionar mais conforto e poupança às famílias portuguesas.
Imagen

Esta é a conclusão que a ANFAJE - Associação Nacional de Fabricantes de Janelas Eficientes retira da forte adesão das empresas do sector ao renovado sistema de etiquetagem energética de janelas CLASSE+.


Isto porque só no primeiro mês de existência, esta nova versão da etiqueta energética de janelas já mobilizou 24 das maiores empresas do sector, num ritmo de adesão que é de praticamente uma nova empresa por dia. Na prática, isto significa que pelo menos 50 000 janelas poderão ter etiqueta CLASSE+ já em 2018, permitindo às famílias fazer uma escolha mais informada sobre algo que vai determinar o seu bem-estar, conforto e poupança nos anos vindouros.


Como refere João Ferreira Gomes, presidente da ANFAJE, «se hoje em dia as pessoas não dispensam saber a classe energética de um eletrodoméstico quando o vão comprar, porque não permitir que possam fazer o mesmo num investimento tão importante como a substituição de janelas? Uma escolha informada, usando uma referência simples como a etiqueta energética, pode significar muito euros de poupança na factura de energia no final do mês, especialmente nos meses mais frios do ano».


Importa notar que, a par do isolamento de paredes e coberturas, as janelas são um dos elementos que mais influência tem no conforto térmico das habitações.


Mais conforto significa também menos tempo doente e menos gastos com saúde, o que pode ter impacto positivo na carteira. Cada família gasta anualmente, em média, 1400 euros em despesas de saúde (dados INE) pelo que, se a opção por janelas eficientes com etiqueta CLASSE+ permitir poupar, por exemplo, 10% desse valor, isso pode significar uma poupança de 140€ por ano. A isso acresce a poupança na conta da energia que, numa habitação bem isolada e com boas janelas, pode ser superior a 250 euros por ano.


Recorde-se que a etiquetagem energética de janelas CLASSE+ é uma iniciativa da ADENE - Agência para a Energia, em parceria com a ANFAJE e o IteCons, à qual as empresas aderem de forma voluntária.


Ao aderirem, as empresas fabricantes propõem-se a evidenciar o desempenho energético das suas janelas através de uma etiqueta semelhante à dos electrodomésticos, numa escala de F (menos eficiente) a A+ (mais eficiente).


Desta forma, o desempenho energético das janelas fica mais claro e facilmente perceptível para os potenciais clientes.


A empresa aderente dispõe-se também a que a ADENE verifique o rigor técnico e informação das etiquetas emitidas e do bom desempenho térmico dos seus produtos, o que representa uma garantia adicional de qualidade para os consumidores.

REVISTAS

Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial