218820160    oinstalador@gmail.com

As crianças são as maiores vítimas do Dióxido de Azoto (NO2), que tem contribuído para um grande aumento da poluição do ar.


Texto e Foto: José Alex Gandum

A manipulação dos sensores de gases de escape em veículos com motor diesel - o que é designado como Dieselgate - tem levado a um aumento significativo de NO2, um gás extremamente tóxico.

Em muitas cidades europeias a poluição do ar causada pelo NO2 excede os níveis máximos tolerados pela União Europeia, e que é de 40 microgramas por metro cúbico de ar. Os registos mais altos têm sido registados nas imediações de ruas urbanas e nas auto-estradas mais movimentadas.

De acordo com os resultados de uma medição realizada recentemente Fevereiro de 2017) pela Greenpeace em 18 escolas primárias na cidade alemã de Dusseldorf, foi detectada a quantidade de NO2 entre 44 e 72 microgramas por metro cúbico de ar. O valor médio nas imediações das escolas era de 52 microgramas.

Os veículos a diesel são a principal fonte dessa contaminação e o Dieselgate começa a ser contestado, devido à manipulação que evita uns gases mas dá origem a outros, não se sabendo exactamente quais são os mais nocivos para a saúde pública.

Mesmo os novos veículos a gasóleo vendidos na Europa (sob a chamada norma Euro 6) excedem os níveis permitidos em 700%, valores que tendem a ser ainda significativamente mais altos no tempo frio, em especial no Inverno.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview