Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Europeus criam o maior telescópio óptico

Revista O Instalador14/02/2018
Através do instrumento Espresso, concebido para procurar planetas parecidos com a Terra capazes de suportar vida, investigadores europeus criaram o «maior telescópio óptico em termos de poder colector», informou o Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA).
Imagen

A junção dos quatro telescópios, que se localizam no Observatório Europeu do Sul (ESO), levou à criação de um «único telescópio gigante», o maior da actualidade relativamente ao poder colector (medição da quantidade de luz captada pelo telescópio), conseguindo medir o equivalente ao de um telescópio de 16 metros de diâmetro, lê-se na nota informativa.


Este resultado, continua o comunicado, foi possível graças à 'coudé train', uma componente do espetrógrafo (instrumento que decompõe a luz nas suas várias cores) Espresso, construída pela equipa portuguesa, que engloba investigadores do IA.


A 'coudé train' é composta por nove elementos ópticos «de qualidade excepcional», que levam a luz desde os telescópios até ao espectrógrafo, com o mínimo de perdas, ao longo de um trajecto com 60 metros, acrescenta o comunicado.


O Espresso tem por objectivo procurar e detectar planetas parecidos com a Terra, capazes de suportar vida, bem como testar a estabilidade das constantes fundamentais do Universo, com recurso ao Método das Velocidades Radiais.


Este método permite detectar exoplanetas (planetas fora do Sistema Solar) através de pequenas variações na velocidade (radial) das estrelas.

REVISTAS

SoliusProfei, S.L.Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial