218820160    oinstalador@gmail.com

A solução única e encaixável impede a deflexão lateral nos sistemas de tubos corrugados.


Texto e Imagem: igus

Os tubos corrugados são principalmente utilizados quando há poucas exigências mecânicas no fornecimento de energia.

A utilização destes tubos tem a vantagem de orientar de forma simples e bastante económica, a potência, os dados e os fluídos. No entanto, os movimentos rápidos podem originar deflexões laterais que, por sua vez, podem provocar danos.

O reforço com o e-rib da igus ajuda a contrabalançar este facto. Simplesmente acoplado no tubo corrugado, o e-rib estabiliza as deflexões de forma a só haver movimento numa só direção. Os novos elementos de fixação fornecem um suporte adicional com dinâmicas mais elevadas.

Na indústria automóvel, na engenharia mecânica, na construção de máquinas e nas aplicações "pick & place", os sistemas de tubos corrugados são universalmente utilizados para proteger e encaminhar cabos e mangueiras que fornecem energia, dados, líquidos e gases.

Especialmente utilizados pelo seu baixo custo económico, os sistemas de tubos corrugados auto suportados garantem o fornecimento eficiente de energia nas aplicações com requisitos mecânicos que não excedam determinados limites.

Contudo, as velocidades elevadas e o elevado números de ciclos começam a exigir sistemas de tubos corrugados. Mas, a partir de um determinado comprimento, os movimentos rápidos podem originar deflexões laterais que, muitas vezes, provocam danos e falhas nos tubos corrugados. No caso de uma mangueira corrugada colocada na vertical, esta pode quebrar e no pior dos casos provocar uma falha da máquina ou da instalação.

Por isso, os sistemas de tubos corrugados devem ser reforçados. Neste caso, o e-rib da igus é a solução mais fácil e segura.

Com o e-rib podem ser executados movimentos a alta velocidade com tubos corrugados

O e-rib é simplesmente acoplado na mangueira corrugada convencional e fixo de forma a que as ranhuras da mangueira corrugada fiquem preenchidas do lado interior ou exterior. Isto permite uma estabilidade de forma que o movimento somente é feito numa direção.

Graças aos novos suportes de montagem e fixação do e-rib em ambas as extremidades, a mangueira fica mais segura e, por conseguinte, permite o guiamento dos condutores com maior dinâmica. No caso de vários tubos corrugados colocados lado a lado, o e-rib também pode permitir um guiamento mais fiável. Graças a uma maior estabilidade, os cabos e mangueiras instalados ficam protegidos contra a curvatura excessiva, eliminando a torção dos cabos e prevenindo avarias na máquina.

O e-rib é facilmente instalado e permite melhorar as aplicações existentes em apenas alguns passos. Atualmente, o e-rib está disponível em stock para quatro diferentes diâmetros nominais de mangueiras: NW23, NW29, NW36 e NW48.

A principal função do e-rib também pode ser vista neste vídeo.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview