218820160    oinstalador@gmail.com

Integrado no Ciclo de Palestras 2017 vai ser apresentado a 20 de Abril o projecto “Offshore Plan”, no Auditório Solar XXI, no Pólo do Lumiar, em Lisboa


Texto: Revista O Instalador

Foto: José Alex Gandum

A apresentação do Offshore Plan - Planeamento do Aproveitamento das Energias Renováveis Offshore em Portugal, vai ser feito por Ana Estanqueiro e Teresa Simões, no próximo dia 20 de Abril, entre as 16h30 e as 17h30, no Auditório Solar XXI, no Pólo do Lumiar, em Lisboa.

Nesta acção pretende-se não só apresentar o referido Projecto como os seus objectivos principais, e ainda o plano metodológico que o Laboratório Nacional de Engenharia e  Geologia (LNEG) implementará para cumprimento dos mesmos.

Os trabalhos a desenvolver enquadram-se na linha de investigação e desenvolvimento seguida pelo LNEG nos último anos na área das energias renováveis offshore, pretendendo-se criar ferramentas de planeamento optimizado para o sector, segundo os responsáveis.

Esse planeamento deverá permitir às entidades licenciadoras identificar os locais que apresentam maior benefício para a economia nacional, numa perspectiva de minimização  dos reforços da rede eléctrica e proximidade entre a geração de energia e os grandes centros consumidores; e que permita ainda aos investidores conhecerem antecipadamente as áreas marítimas e tecnologias que lhes garantam uma rápida e segura do investimento.

Ana Estanqueiro, entre outras funções, é investigadora na área de Energia Eólica no LNEG, sendo actualmente coordenadora da Unidade de Análise Energética e Redes. Teresa Simões tem especialidades nos sectores da energia e ambiente; ciências e engenharia e ciências geofísica, meteorologia e oceanografia.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview