218820160    oinstalador@gmail.com

O Ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, participa na cerimónia de assinatura do protocolo do projecto-piloto do Tejo Internacional, que se realiza a 18 de Abril, às 11h00, na Casa das Artes e Cultura do Tejo, em Vila Velha de Ródão.


O protocolo será celebrado entre o Ministério do Ambiente, através do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, as Câmaras Municipais do Tejo Internacional (Vila Velha de Ródão, Castelo Branco e Idanha-a-Nova), o Instituto Politécnico de Castelo Branco, a Associação Empresarial da Beira Baixa e a Quercus.

Este é um instrumento fundamental que servirá para testar um novo modelo de gestão e que pretende aproximar as autarquias, o ICNF, as Organizações Não Governamentais do Ambiente, a Academia e o tecido económico desta região do Tejo Internacional e que será outorgado por sete entidades.

As entidades outorgantes do Protocolo vão integrar o Conselho de Gestão do Plano Piloto e designarão, de entre os Presidentes de Câmara, o seu presidente e vice-presidente. Cabe-lhes também nomear os representantes para a Direção. 

O Presidente do Conselho de Gestão será cumulativamente o presidente da Direcção do Plano Piloto, cujo elenco ficará completo com o ICNF e uma das demais entidades representativas da sociedade no Conselho de Gestão.

Para além de definir o modelo de governação para o Projecto Piloto, o Protocolo define igualmente um Plano de Acções a desenvolver nos próximos dois anos.

Este é um projecto que pretende ser um marco de uma nova cultura de colaboração e participação na gestão da região do Tejo Internacional e, ao mesmo tempo, criar uma nova dinâmica orientada para as pessoas, para a academia, empresas e ONG Ambientais.

O Protocolo do Projecto Piloto do Tejo Internacional é um projeto que pode vir a ser replicado noutros Parques Naturais, ainda que de forma adaptada às suas singularidades, ambientais, sociais e culturais.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview