218820160    oinstalador@gmail.com

O município do Barreiro apresentou recentemente uma Proposta de Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC).


A subida do nível médio da água do mar, precipitação excessiva/cheias, inundações, precipitação excessiva ou vento forte e temperaturas elevadas foram as vulnerabilidades identificadas pela autarquia.

O Barreiro, ao procurar estar presente na reflexão sobre o tema com impacto a nível global e local, é um dos participantes no projecto ClimAdaPT.Local, que visa a elaboração de estratégias municipais de adaptação às alterações climáticas. Uma iniciativa que integra 26 municípios seleccionados.

Esta região foi a primeira a desenvolver a Estratégia para as Alterações Climáticas, que, enquanto estratégia municipal, pretende viabilizar o ajuste dos sistemas naturais ou humanos, em resposta aos estímulos climáticos, aumentando a resiliência e a resposta à actual situação do clima.

O projecto ClimAdaPT.Local teve o intuito de iniciar em Portugal um processo contínuo de elaboração de EMAAC. O projecto está integrado no Programa AdaPT, promovido pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) enquanto gestora do Fundo Português de Carbono.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview