218820160    oinstalador@gmail.com

Há conflito latente entre o território britânico Gibraltar e a cidade espanhola de La Línea de la Concepción por causa da poluição das praias


Texto: José Alex Gandum

Para além de ser um ponto de passagem estratégico, Gibraltar - território que pertence ao Reino Unido - ganhou maior protagonismo nos últimos tempos, primeiro porque a sua selecção de futebol foi integrada nas associações internacionais de futebol, e mais recentemente porque - e em virtude do Brexit britânico - estalou um conflito entre Londres e Madrid, com Espanha a ser apoiada pela União Europeia.

Mas o que está em causa agora é a poluição nas praias da baía que banha Gibraltar e a referida cidade espanhola, a qual tem fronteiras com o "rochedo". Os ingleses argumentam que as águas residuais produzidas por La Línea atingem Gibraltar e depois seguem para o Mediterrâneo, o que é desmentido pelos responsáveis na localidade espanhola, os quais referem que é Gibraltar que bombeia as suas próprias águas residuais, as quais acabam por afectar as praias turísticas de parte do sul de Espanha.

Toda esta situação tem a ver com a promessa de uma estação de tratamento que ainda não está a funcionar em Gibraltar e que poderá ser afectada pela saída do Reino Unido da União Europeia. As acusações duras prosseguem, e envolvem também o primeiro-ministro gibraltino, Fabián Picardo, e um deputado inglês, Trevor Hammond.

Apesar da proximidade, os especialistas não prevêem que a poluição marinha daquela zona venha a atingir o sul do Algarve.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview