218820160    oinstalador@gmail.com

Terá lugar a 2 de Maio, no CIUL, no Centro Comercial Picoas Plaza, em Lisboa, mais uma sessão dos Pontos de Encontro, promovida pela Lisboa E-Nova.


O evento é dedicado às cidades do futuro e tem como tema “Como é que a iluminação vai transformar as cidades do futuro?”.

Ricardo Martins, DA Philips Lighiting Spain & Portugal, será o orador, estando a moderação a cargo de Miguel Águas, da Lisboa E-Nova.

A importância do tema é cada vez mais actual. «Nos anos 90, quando imaginávamos as cidades de 2030, os carros voavam, todos usávamos roupas prateadas e era possível controlar toda a vida premindo um botão. Hoje, em 2017, estamos muito mais perto desse futuro do que pensamos. Embora os carros ainda não voem, a verdade é que já existem cidades no mundo que já procuram centralizar e controlar os seus sistemas de iluminação através de soluções conectadas», refere a Lisboa E-Nova na apresentação do evento.

E acrescenta: «à medida que a iluminação passa a ser digital, as luminárias LED e os sistemas de controlo podem ser combinados em sistemas integrados e inteligentes com a capacidade de se adaptar aos novos desafios urbanos. Neste contexto, a tecnologia LED para além de permitir às autoridades municipais poupar energia e reduzir custos de manutenção associados, permitirá criar ambientes urbanos vibrantes para os seus cidadãos e incrementar as receitas associadas ao turismo nocturno».

Nos próximos anos, «com o advento da "Internet das Coisas” (IoT), o potencial da conectividade crescerá exponencialmente para além do que já é hoje previsível, as luminárias conectadas irão comunicar não só com a finalidade de partilhar informações sobre elas próprias, mas também irão recolher dados acerca do ambiente em que estão inseridas através de sensores e desta forma transformar radicalmente a maneira como vivenciamos as nossas cidades».


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview