Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Suíça aposta na inspecção de barragens com drones

Revista O Instalador16/09/2016
A empresa tecnológica suíça senseFly divulgou um filme que acompanha o processo de inspecção da face de jusante da Barragem de Tseuzier, no Cantão de Valais, Suíça, realizada com o auxílio de um drone de última geração equipado com equipamento fotográfico de alta definição.

Gerido pela Electricité de la Lienne, a Barragem de Tseuzier é a sexta maior do país, com 156 metros de altura. Fica localizada numa zona montanhosa dos Alpes Suíços, a uma altitude de 1800 metros.



Em vez do uso das tradicionais plataformas suspensas, utilizadas nos processos de inspecção tradicionais, o operador optou por apostar na inspecção através de drones, mais rápida e precisa e que permite uma documentação integral do estado de conservação da barragem.


«As premissas dos trabalhos de inspecção implicavam que fosse efectuado o levantamento fotográfico integral da superfície da face de jusante, em alta definição, com todas as características necessárias para a geração de ortomosaicos prontos a serem integrados em software de mapeamento tridimensional», salientam os promotores.


A matriz fotográfica permitiu a inspecção virtual detalhada, em gabinete, de toda a superfície da barragem, possibilitando a geração de mapas de degradações.


No total o drone fez o levantamento de cerca de 19 mil metros quadrados de superfície, através de 7 mil fotogramas que cobriram 4,6 m x 3,5 m cada um, com sobreposição lateral de 60%.


Para a conclusão do trabalho foram necessárias 50 passagens verticais do drone, sendo capturada uma imagem a cada 5 segundos.


VER VÍDEO

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial