218820160    oinstalador@gmail.com

A Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) vai promover no dia 7 de Junho um Seminário internacional sobre o modo como se pode defender a zona costeira de Portugal.


Texto: Revista O Instalador

Foto: José Alex Gandum

'A Zona Costeira de Portugal: como a podemos defender?' é o tema do Seminário internacional que vai decorrer no dia 7 de Junho, a partir das 9h30, na Fundação Cidade de Lisboa, em Lisboa. A Sessão de Abertura vai contar com a presença do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, com o presidente da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), com o Bastonário da Ordem dos Engenheiros (OE, Carlos Mineiro Aires, e com Francisco Taveira Pinto, presidente da APRH.

Segundo os organizadores, as zonas costeiras são sistemas com elevado dinamismo sendo o seu comportamento morfodinâmico directamente influenciado por forças naturais (por exemplo, ondas, correntes de maré, descargas fluviais e mudanças do nível do mar) e por impactos induzidos pelo homem (por exemplo, modificações costeiras e alterações no trânsito sedimentar).

Compreender os processos físicos e a sua resposta às acções antropogénicas, necessários ao estudo integrado de estuários e praias, é de elevada importância para a vida humana, para o equilíbrio da zona costeira e para a protecção de bens patrimoniais.

O Seminário vai abordar temas, através de conceituados especialistas portugueses e estrangeiros, sobre a monitorização e riscos, análise dos riscos provocados pelas alterações climáticas, observatórios do litoral, planificação e governação das zonas costeiras, entre outros assuntos.

Da segunda parte do seminário fará parte uma Mesa Redonda sobre os principais problemas, modelos e planos de ordenamento e intervenções na zona costeira das regiões hidrográficas. Na Sessão de Encerramento, Célia Ramos, Secretária de estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, vai abordar 'Os Novos POOC - Ponto da Situação e Perspectivas Futuras'.

As inscrições podem ser feitas em https://goo.gl/T6qWEL ou no site da APRH.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview