218820160    oinstalador@gmail.com

O Banco Mundial elaborou uma lista dos países que emitem mais e menos Dióxido de Carbono (CO2), um dos principais gases com efeito de estufa difíceis de eliminar da atmosfera


Texto: José Alex Gandum

O Qatar é o país que emite mais CO2 para a atmosfera por habitante, sobretudo por se tratar de uma país com uma economia baseada no petróleo e noutros combustíveis fósseis, tendo em conta também que tem relativamente pouca população (cerca de 2,5 milhões de habitantes).

 

Ainda em relação à população, a seguir ao Qatar vêm as ilhas Curaçao, a Letónia (único país europeu que aparece neste ranking), Bahrein e Emiratos Ártabes Unidos. A lista dos 10 maiores emissores completa-se com Trindade e Tobago, Malásia, Arábia Saudita, Guatemala e Estados Unidos da América (EUA).

 

Do outro lado do índice aparecem logo dos países do norte da Europa, Dinamarca e Finlândia, aoparecendo a Estónia no quarto lugar, o que não deixa e ser estranho se levarmos em linha de conta que a Letónia (país vizinho da Estónia e com os mesmos hábitos de vida é um dos maiores emissores). Estranhamente também aparece a Nigéria (o país mais populoso de África) no terceiro lugar, sobrando o quinto lugar para o novo país que é o Sudão do Sul. Myanmar, Tanzânia, Zâmbia, Holanda e Togo completam-se a lista dos dez países com menos emissões de CO2 por habitante.

 

 

 


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview