218820160    oinstalador@gmail.com

A Agência Municipal de Energia de Almada (Ageneal) promoveu na manhã do dia 16 de Setembro uma conferência sobre como ‘Reinventar a mobilidade urbana – mudar a forma como nos movemos e vivemos a cidade’.


Texto e Foto: José Alex Gandum

O evento significou a abertura da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre até dia 22 de Setembro, teve lugar no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, contou com o apoio das Câmaras Municipais de Almada e de Lisboa, e com convidados estrangeiros especialistas na temática da mobilidade: Gil Peñalosa, fundador e presidente da Associação 8 80 Cities, e de Konrad Otto-Zimmermann, director criativo da The Urban GmbH. O Instalador esteve presente e a reportagem completa sobre o evento vai sei publicada na edição de Outubro da revista.

Joaquim Judas, da Câmara Municipal de Almada, abriu a conferência, fazendo um historial das Semanas Europeias da Mobilidade, que começaram em 2001, com o Dia Europeu Sem Carros. O autarca ressalvou a importância que os acessos de Almada a Lisboa representam a nível económico e social. Abordou ainda o Projecto PUMA (Plano Estratégico de Mobilidade Urbana de Almada).

Carlos Manuel Castro, Vereador da Segurança e Protecção Civil, Relações Internacionais e Mobilidade de Proximidade da Câmara Municipal de Lisboa, referiu que «a mobilidade não é apenas uma questão de movimentação», mas que a mobilidade «serve para ajudar a própria economia», e que «há uma dimensão europeia e mundial para a mobilidade».

Gil Peñalosa fez uma intervenção didáctica e divertida, ou não fossem os 631 slides projectados um sintoma das abordagens que fez baseada na sua grande experiência de viajante por todo o mundo, recolhendo as mais variadas situações de mobilidade e da falta dela.

A conferência serviu também para a assinatura do Manifesto ‘Menos um Carro’, assinado por 20 entidades, desde câmaras municipais a associações de defesa do ambiente. Intervieram ainda Catarina Freitas, Administradora-Delegada da Ageneal; Francisco Ferreira, presidente da ZERO; e Konrad Zimmermann.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview