Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Ageneal promoveu conferência sobre como ‘Reinventar a mobilidade urbana’

Revista O Instalador16/09/2016
A Agência Municipal de Energia de Almada (Ageneal) promoveu na manhã do dia 16 de Setembro uma conferência sobre como ‘Reinventar a mobilidade urbana – mudar a forma como nos movemos e vivemos a cidade’.

Texto e Foto: José Alex Gandum

O evento significou a abertura da Semana Europeia da Mobilidade, que decorre até dia 22 de Setembro, teve lugar no Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, contou com o apoio das Câmaras Municipais de Almada e de Lisboa, e com convidados estrangeiros especialistas na temática da mobilidade: Gil Peñalosa, fundador e presidente da Associação 8 80 Cities, e de Konrad Otto-Zimmermann, director criativo da The Urban GmbH. O Instalador esteve presente e a reportagem completa sobre o evento vai sei publicada na edição de Outubro da revista.

Joaquim Judas, da Câmara Municipal de Almada, abriu a conferência, fazendo um historial das Semanas Europeias da Mobilidade, que começaram em 2001, com o Dia Europeu Sem Carros. O autarca ressalvou a importância que os acessos de Almada a Lisboa representam a nível económico e social. Abordou ainda o Projecto PUMA (Plano Estratégico de Mobilidade Urbana de Almada).

Carlos Manuel Castro, Vereador da Segurança e Protecção Civil, Relações Internacionais e Mobilidade de Proximidade da Câmara Municipal de Lisboa, referiu que «a mobilidade não é apenas uma questão de movimentação», mas que a mobilidade «serve para ajudar a própria economia», e que «há uma dimensão europeia e mundial para a mobilidade».

Gil Peñalosa fez uma intervenção didáctica e divertida, ou não fossem os 631 slides projectados um sintoma das abordagens que fez baseada na sua grande experiência de viajante por todo o mundo, recolhendo as mais variadas situações de mobilidade e da falta dela.

A conferência serviu também para a assinatura do Manifesto ‘Menos um Carro’, assinado por 20 entidades, desde câmaras municipais a associações de defesa do ambiente. Intervieram ainda Catarina Freitas, Administradora-Delegada da Ageneal; Francisco Ferreira, presidente da ZERO; e Konrad Zimmermann.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisSiga-nosSoliusDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial