218820160    oinstalador@gmail.com

A Philips Lighting apresentou a aplicação Philips CityTouch no Smart Mobility Summit Lisboa, que permite gerir a iluminação exterior das cidades, tornando-as mais sustentáveis.


A Philips Lighting (Euronext Amsterdam: LIGHT) marcou presença na edição deste ano do Smart Mobility Summit que teve lugar em Lisboa dias 3 e 4 de Maio.

Neste evento dedicado às cidades inteligentes, a Philips dá luz às cidades do futuro, apresentando a aplicação Philips CityTouch, que possibilita uma gestão mais eficaz da iluminação exterior das cidades. Em Portugal, a cidade de Peniche é o maior projecto de iluminação a utilizar esta aplicação, prevendo-se que consiga uma poupança energética de 75%.

As cidades do futuro já estão a ser desenvolvidas

«Actualmente, as cidades enfrentam várias exigências, nomeadamente no que toca à sustentabilidade e às práticas amigas do ambiente. E não é por acaso. 78% da energia mundial é consumida pelas cidades e a iluminação pública representa cerca de 50% desse consumo. (Fonte: UN Habitat). Por isso, é cada vez maior a necessidade de poupar no consumo energético, ao mesmo tempo que se trabalha para aumentar a eficiência no controlo desse consumo e a qualidade de vida nas cidades. Hoje em dia existem 300 milhões de pontos de luz em todo o mundo dos quais apenas 10% são iluminação LED e somente 2% estão conectados», realça a marca em comunicado. 

Na edição deste ano do Smart Mobility Summit, que decorreu no Centro Cultura de Belém, a Philips apresentou uma aplicação que permite dar resposta a estes desafios e ter um papel preponderante nas cidades do futuro.

A aplicação Philips CityTouch é uma plataforma de software para gestão da iluminação exterior, que oferece um nível elevado de controlo e monitorização, assim como uma poupança significativa de energia.

Esta ferramenta baseia-se em três pilares integrados numa só solução: software, luminárias e serviços. Com esta aplicação, a Philips Lighting pretende tornar as cidades mais sustentáveis, mais eficientes, mais confortáveis e, ao mesmo tempo, procura liderar o vertical da iluminação conectada dentro das Smart Cities. Neste contexto, a Philips Lighting está a trabalhar em estreita colaboração com os seus parceiros para integrar o seu sistema (CityTouch) com outras plataformas e sensores (IoT).

A Philips CityTouch disponibiliza duas aplicações baseadas na Web, a Philips CityTouch Connect App, uma ferramenta de gestão de iluminação remota que controla as luminárias e comunica com elas através da rede de comunicações móveis pública; e a Philips CityTouch Workflow App, que faz a gestão de elementos de iluminação, permitindo ver com nitidez os fluxos de trabalho e gerir os elementos da iluminação urbana. O resultado é uma plataforma avançada que facilita a operação das infra-estruturas de iluminação.

Com esta aplicação é possível que as luzes da cidade se liguem e desliguem de forma autónoma, de acordo com as necessidades de iluminação; consultar o gasto de energia e quais as luzes a precisar de manutenção; e, ainda, estabelecer programas e níveis de regulação em função de necessidades específicas. A iluminação conectada da Philips é uma solução completa que permite gerir de forma eficaz e sustentável a iluminação de uma cidade, sem comprometer o conforto e a qualidade de vida daqueles que nela habitam.

Peniche: o maior projecto Philips CityTouch em Portugal

A cidade de Peniche é o maior projecto com o sistema de iluminação conectada Philips CityTouch em Portugal, tendo neste momento mais de 4.300 pontos de luz com iluminárias LED, dos quais 700 (14%) estão a ser geridos através da aplicação Philips CityTouch.

A utilização da solução da Philips para gestão da iluminação pública da cidade já permitiu, de acordo com dados do ISETE, um dos parceiros do projecto, uma poupança de energia na casa dos 75%.

Mas Miguel Matos, responsável do ISETE, vai mais longe, afirmando que «com este projecto, não estamos só a poupar luz. Estamos a dar mais luz à cidade do que tinha inicialmente. Com o sistema Philips CityTouch, podemos ter uma luz adaptável à vida da cidade – com as variações necessárias de verão e de inverno e dos dias de semana para o fim-de-semana».

A Câmara Municipal de Peniche é também parceira deste projecto e reconhece os benefícios que tem gerado, nomeadamente na redução do consumo de energia e dos gastos em iluminação pública.

Nas palavras de Nuno Cativo, Chefe da Divisão de Energia Ambiente da Câmara Municipal de Peniche: «este projecto representa não só uma mudança de tecnologia, mas também uma mudança do paradigma da iluminação pública, alavancado pelo sistema CityTouch da Philips Lighting». 


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview