218820160    oinstalador@gmail.com

Remodelação de sistema de toques escolares do sistema de difusão áudio da instalação existente


Objectivo

O objetivo era remodelar o sistema de informação horária, bem como o sistema de difusão áudio, uma vez que o existente se encontrava descontinuado e o seu funcionamento tornava-se desconfortável face ao ruído (campainhas eletromagnéticas) que produzia.

Por outro lado, o controlo do sistema existente obrigava a uma gestão centralizada, sendo que o objetivo era também, face à dimensão do espaço, controlar o sistema por zonas e secções distintas.

Neste sentido, o cliente pretendia uma solução versátil, de fácil instalação (como já referido, dadas as grandes distâncias seria necessário contabilizar o menor número de cablagem possível) e de gestão remota, por forma a poder ter acesso a todos os toques em tempo real, bem como eventuais mensagens e música ambiente que fossem necessárias difundir em determinadas situações.  

O grande desafio para o cliente foi conseguir encontrar uma única solução que lhe permitisse fazer os toques de entrada e saída e em simultâneo poder fazer anúncios ao vivo ou gravados, bem como poder passar música ambiente.

Descoberta 

Após uma newsletter de promoção da solução, foi feita uma primeira abordagem, numa ótica de “teste piloto”, pelo que rapidamente se percebeu que a solução “Harmonys” seria a mais indicada, face às exigências e necessidades da Escola.

Solução 

A solução HARMONYS é um sistema áudio que permite difundir uma seleção de toques de campainhas programados, música e mensagens ao vivo (através do microfone) ou gravadas.

Tem como pontos chave: 

- Planificação simples e intuitiva dos toques de melodias.
- Toques de campainhas personalizados por cada altifalante ou conjunto de altifalantes.
- Difusão programada ou em tempo real de mensagens sonoras através de um microfone.
- Transmissão de música ambiente a partir de várias fontes: compatível com todo o tipo de fontes áudio, tais como WebRadio e WebMusic (além de CD’s, USB, cartões SD, etc.)
- Possibilidade de sincronizar o sistema Harmonys com os sistemas de distribuição horária Bodet.
- Difusão de mensagens/toques pré-gravados (Evacuação, toques em exames, etc.), através da caixa de controlo manual (4 ou 8 botões).

A gama Harmonys (veja aqui o vídeo) utiliza a rede informática IP para sincronizar os toques, o que garante:

- Simplicidade de instalação ao utilizar a rede informática existente.
- Facilidade de cablagem devido à alimentação por POE (Powerover Ethernet).
- Configuração simples e rápida dos equipamentos com o software Sigma.

Inicialmente, foi feito um estudo da distribuição dos altifalantes, em função dos espaços onde seria necessária a transmissão áudio (interiores e exteriores). Feita a análise foi apenas necessária a instalação física dos altifalantes, microfone e caixas de controlo manual e servidor do sistema nos locais determinados.

Uma vez que a escola possuía rede estruturada em todos os edifícios, bem como pontos de rede IP disponíveis, bastou a passagem de um cabo UTP ao bastidor/zona técnica mais próxima de cada equipamento. à exceção dos altifalantes exteriores (por questões de potência) todos os equipamentos apenas necessitam de uma alimentação PoE, a qual se conseguimos através da instalação de injetores PoE em cada bastidor. No caso dos altifalantes exteriores, foi utilizada a alimentação existente (do sistema obsoleto).

No total, a solução consistiu em:

- 15 Altifalantes HARMONYS IP PoE para interior
- 7 Altifalantes HARMONYS IP 230V para exterior
- 2 Microfones HARMONYS IP PoE 8 Zonas
- 6 Caixas de controlo Manual HARMONYS IP PoE 4 botões
- 1 servidor SIGMA C
- 23 Injetores PoE
- 350m Cabo UTP

Resultados

A solução foi instalada em 4 dias e os objetivos do cliente 100% atingidos. Foi dada formação no sentido de o cliente ser completamente autónomo na gestão do sistema.

Todas as melodias de toque são em formato MP3, podendo em qualquer altura ser alterado para outro que o cliente pretenda, ficando excluídos os habituais toques estridentes das campainhas convencionais.

Em todas as caixas de controlo manual foi programada uma mensagem de evacuação, em caso incêndio, catástrofe, etc.

Todo o sistema, em termos de zonas e secções, poderá ser modificado, sem qualquer alteração na cablagem. Uma vez que se trata de uma sistema 100% IP, facilmente se consegue operar via PC. 

É possível passar música ambiente a partir de qualquer PC (desde que tenha permissão para o efeito) para qualquer zona da escola.

O Liceu Francês: lfcl-lisbonne.eu

Saiba mais sobre a Infocontrol em: www.infocontrol.pt

 

 


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview