218820160    oinstalador@gmail.com

A formação em Engenharia Civil da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) está, cada vez mais, a atrair estudantes estrangeiros, oriundos dos vários continentes.


«Esta apresenta características muito atractivas, pela dinâmica do seu corpo docente, pela proximidade entre os docentes e os alunos e o seu envolvimento nos trabalhos de investigação em curso. O facto de estar formatada em dois ciclos de estudo torna-a única em Portugal, permitindo aos alunos ao fim de três anos obterem o grau de licenciados e a carteira profissional junto da Ordem dos Engenheiros ingressando no mercado de trabalho ou, em alternativa, prosseguir para mestrado», avança a UTAD.

Estudantes de Espanha, Roménia, Polónia, Turquia, Grécia, Eslováquia, Brasil, Guiné Equatorial e Timor Leste, entre outros, inseridos em programas Erasmus, Erasmus Freemover e EBw+, e que anualmente procuram a UTAD para a sua formação, «demonstram uma atracção não só pela natureza singular deste curso, mas também pelo meio envolvente da Universidade, onde encontram um eco campus único no país e uma região já famosa nos seus países, enquanto património mundial da UNESCO».

«Refira-se que, sendo a UTAD uma âncora de desenvolvimento da região onde se insere, os seus Cursos de Licenciatura e de Mestrado em Engenharia Civil reforçam a formação de quadros superiores num território que sempre foi deficitário em tal domínio. Como resultado da presença deste curso na Universidade, regista-se hoje em dia mais empresas de engenharia civil sediadas na região e mais quadros superiores nas instituições públicas da administração local, contribuindo para o combate ao esvaziamento demográfico que assola a região de Trás-os-Montes e Alto Douro. Os estudantes de Engenharia Civil obtêm uma sólida formação em múltiplos domínios, realçando-se a capacidade de resolver, de uma forma integrada uma grande variedade de problemas básicos nos domínios da engenharia civil, tais como estruturas; hidráulica; construções civis, geotecnia, vias de comunicação e planeamento territorial, entre muitos outros», explica a UTAD, em comunicado.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview