218820160    oinstalador@gmail.com

A Fundação de Serralves organiza, até 21 de Maio, a 4ª edição do Bioblitz, uma inventariação relâmpago de espécies de animais e plantas do Parque, de entrada totalmente gratuita e aberta a famílias, professores, alunos e a todos os que queiram descobrir os segredos da biodiversidade do Parque de Serralves.


Este ano o Bioblitz apresenta uma novidade uma vez que, no fim-de-semana de 20 e 21 de Maio, o Parque abre as portas gratuitamente a todos os visitantes que se queiram associar a esta iniciativa de descoberta da fauna e flora do local.

Ao contrário de uma inventariação científica, que é limitada a biólogos e cientistas, o Bioblitz é aberto a todos. «É uma oportunidade única de contribuir para aumentar a lista de espécies identificadas, trabalhar lado a lado com investigadores e conhecer melhor a fauna e flora de Serralves», salienta a organização.

O Bioblitz é um momento marcante na programação anual de Serralves, uma iniciativa «única» em Portugal, que atrai milhares de visitantes e que «tem um papel fundamental na educação e sensibilização dos públicos para o ambiente e a biodiversidade».

Em 2017 o Bioblitz continua a crescer. Nesta quarta edição são dois os dias abertos a todos os públicos, 20 e 21 de Maio, sábado e domingo.

Nestes dias as actividades do Bioblitz, todas gratuitas, são abertas a todas as famílias, que podem viver uma aventura à descoberta da biodiversidade do Parque de Serralves.

 

Há ainda várias actividades que decorrem em cada uma das seis Estações de Inventariação distribuídas pelo Parque, correspondentes a outros tantos grupos biológicos: Aves, Anfíbios e Répteis, Micromamíferos e Morcegos, Insectos, Plantas (árvores e arbustos e briófitas) e ainda Cogumelos.

O programa inclui saídas de campo conduzidas por investigadores especializados do CIBIO-InBIO, que permitem aos públicos ficar a conhecer o trabalho realizado por cientistas na área da inventariação da biodiversidade.

Os públicos serão também desafiados a realizar actividades em autonomia, com recurso a kits de monitorização de espécies. Será possível identificar animais e plantas, inventariá-las e registar os dados na plataforma online de Serralves “Biodiversidade e Ambiente”.

O Bioblitz oferece também aos seus visitantes um programa de oficinas educativas (que enquadram os temas da Biodiversidade de forma lúdica e divertida) e o BioQuiz, um jogo desafiante de perguntas sobre biodiversidade.

Na edição de 2017 associa-se mais uma vez ao Bioblitz, como mecenas exclusivo, a LIPOR, a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos sólidos urbanos produzidos pelos oito municípios que a integram: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview