218820160    oinstalador@gmail.com

2º Encontro Nacional de Gestão Técnica Centralizada decorreu no dia 16 de maio, no Porto.


Texto e Imagens: APIRAC

Empresas Inteligentes para Edifícios Inteligentes

A APIRAC rumo ao futuro, na cidade do Porto. Depois dos encontros de Lisboa e Porto, já são mais de 300 os profissionais do Setor a acolherem o novo “GUIA TÉCNICO DE APOIO AO PROJETO, IMPLEMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS SISTEMAS DE REGULAÇÃO, CONTROLO E GESTÃO TÉCNICA EM EDIFÍCIOS”. Uma obra em co-autoria das empresas da Comissão de Sistemas de Gestão Técnica de Edifícios da APIRAC.

Portugal deu um passo relevante em 2013 com a inclusão dos sistemas de regulação, controlo e gestão técnica (SRCGT) na regulamentação, antecipando assim uma tendência europeia e mundial, permitindo-lhe retirar benefícios antecipados da inclusão desses sistemas nos edifícios.

Com a revisão da EPBD, perspetiva-se um reforço da disseminação dos SRCGT, como contributo para a digitalização dos edifícios e para a melhoria da gestão dos sistemas energéticos e dos edifícios.

O setor dos edifícios afigura-se assim como uma peça chave no domínio da energia, quer a nível europeu como nacional, por forma a contribuir para a melhoria dos indicadores climáticos, energéticos e bem-estar geral das populações.

Esta sessão contou como orador convidado o Professor Filipe Tadeu Oliveira, da Escola Superior de Tecnologia e gestão do Instituto Politécnico de Leiria, que aprofundou o tema “Avaliação da Eficiência Energética dos Sistemas de GTC segundo a Norma EN15232”.

A destacar ainda a presença do Eng. Rui Fragoso, em representação da ADENE, na qualidade de Diretor de Edifícios, que apresentou o tema “Sistema de Certificação Energéticas dos Edifícios – Sistemas Técnicos de Controlo, Regulação e Gestão Técnica – Enquadramento Legal”.

O encontro beneficiou ainda do acompanhamento dos parceiros institucionais ORDEM DOS ENGENHEIROS e ASHRAE PORTUGAL CHAPTER, sendo moderador dos trabalhos o Eng. Serafin Graña, Coordenador da Comissão de Especialização em Engenharia de Climatização da Ordem dos Engenheiros.

Os conteúdos e intervenções estão disponíveis em www.apirac.pt, na área restrita do Associado, bem como a galeria de fotos.

Sublinha-se o relevante contributo que as empresas CONTIMETRA, DOMEBUS, DOMÓTICA, DOSAPAC, EASYCONTROL, GEOTERME, INFRASECUR, MALVAR CONTROLS, MICROPROCESSADOR, PRIAC, SAUTER IBÉRICA, SCHNEIDER ELECTRIC PORTUGAL e SIEMENS colocaram ao serviço do Setor.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview