Entre Julho e Setembro deste ano, a Coopérnico pretende iniciar a sua actividade nesta área, estando para tal a proceder a um reforço de capital social de 150 mil euros, informa a cooperativa, em comunicado.
Este reforço de capital é estratégico para que seja possível concretizar este passo importante , que visa reforçar os valores da cooperativa e estimular a participação de todos os que acreditam num modelo energético centrado nos cidadãos.
Um dos principais motivos para esta decisão é contribuir para a construção de um modelo energético diferente, com um forte enfoque na promoção de energias renováveis a partir de uma empresa do sector social de gestão democrática, onde os cidadãos participam directamente nas decisões sobre que sistema energético querem ter.
Os objectivos são claros: «implementar modelos de negócio inovadores que promovem a produção e partilha de energia renovável, incentivar a comercialização de energia de fontes renováveis e materializar o papel central que os cidadãos devem ter no sistema energético».
Nuno Brito Jorge, fundador e Presidente da Coopérnico (na foto), refere que «investir no capital social da Coopérnico é apoiar uma organização que é de todos e que, passo a passo, com segurança e responsabilidade, procura concretizar o novo modelo energético sustentável, onde cada um de nós pode ser um agente de mudança. Tendo já angariado mais de 725.000 euros em projectos de produção de energia renovável, estamos confiantes que com o contributo dos nossos membros conseguiremos o reforço de capital necessário que nos permitirá atingir este objectivo».
Foto: José Alex Gandum
oinstalador.com
O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal