218820160    oinstalador@gmail.com

Direcção-Geral do Território disponibiliza séries multitemporais de cartografia de ocupação do solo.


A Direcção-Geral do Território (DGT) anunciou a disponibilização de séries multitemporais de cartografia de ocupação do solo para Portugal Continental que aquela entidade tem vindo a produzir. Apresentação decorrer esta semana, numa cerimónia presidida pela Secretária de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Célia Ramos.

Este tipo de informação permite análises de dinâmicas territoriais importantes para a definição e monitorização da política de ordenamento do território e das políticas sectoriais com impacto no território, servindo também de base para a produção de informação e estudos de natureza temática, nomeadamente serviços de ecossistemas, dinâmicas de artificialização, erosão do solo e emissões de gases com efeito de estufa.

A informação estará acessível a todas as entidades da Administração Pública bem como às empresas e aos cidadãos no Sistema Nacional de Informação Geográfica (SNIG) através de serviços de visualização e descarregamento via internet numa política de dados abertos.

A Directora-geral do Território apresentou, assim, a nova estratégia de cartografia de ocupação do solo que assenta na disponibilização de informação com diferentes níveis de detalhe espacial, temático e temporal, com o principal objectivo de disponibilizar informação com maior frequência e através de processos de produção mais eficientes e tecnologicamente mais evoluídos, diminuindo o tempo entre o ano da aquisição dos dados e o ano da disponibilização da informação produzida ao público.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview