218820160    oinstalador@gmail.com

As cidades estão a enfrentar graves problemas, em especial por causa da poluição. Mas é possível tomar algumas medidas para melhorar a qualidade do ar. Eis algumas já adoptadas em algumas cidades, com bons resultados


Texto: José Alex Gandum

Medição dos modos de gerar electricidade - incentivar a geração de electricidade através de painéis solares, em especial com recurso a geração local, e fomentar também a compra de electricidade excedente, o que é bom para as empresas operadoras e para os consumidores, pois estes vão pagar uma taxa mais justa.

 

Consumo de combustível por frotas de transporte urbano - a Califórnia, nos EUA, e a União Europeia lideram a medição e as estatísticas do consumo km/litro de combustível das frotas de transporte urbano. Este mecanismo regulador levou a investir em redes de informatização e de sensores, que medem os consumos em tempo real.

 

Dar impulso aos veículos eléctricos - a marca norte-americana Tesla continua a liderar a inovação dos veículos eléctricos, com base na geração doméstica de energia e em baterias e outros modos de armazenamento de rede solares. O objectivo é atingir o ciclo completo de "carbono zero".

 

Em matéria de cidades limpas, a maior surpresa vem da China: o governo chinês impôs uma política agressiva para limpar o ar nas cidades, com o objectivo de reduzir as emissões de carbono e posicionar a indústria de veículos eléctricos no topo a nível mundial.

 

Empresas chinesas estão a investir em instalações de fabrico de veículos eléctricos em vários locais do mundo. E, na verdade, a China é já o maior mercado deste tipo de veículos a nível mundial por larga margem. Em 2016, as vendas de veículos eléctricos na China atingiram as 507 mil unidades, mais do dobro da UE (221 mil) e quase quatro vezes a dos EUA (157 mil veículos). E de acordo com a Associação Chinesa de Fabricantes de Automóveis, as vendas estimadas para o presente ano é de 700 mil unidades. Para incentivar a venda deste tipo de veículos o governo chinês adoptou uma política de subsídios e financiamentos especiais.


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview