218820160    oinstalador@gmail.com

Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis dão mote a Universidade Internacional de Verão, em Trás-os-Montes.


Integrada na Cátedra UNESCO da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), terá lugar de 3 de Julho a 14 de Julho, a primeira Universidade Internacional de Verão em Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis.

Esta formação, destinada ao público em geral, não depende de graus de escolaridade ou áreas de estudos específicas e pretende constituir uma formação educacional e profissional avançada, em forma de seminários, nos domínios específicos de geoparques, desenvolvimento sustentado, estilos de vida saudáveis e património e cultura, informa a UTAD, em comunicado.

E acrescenta: «pretende-se formar e capacitar agentes de desenvolvimento territorial, para a criação e a implementação de iniciativas de protecção e promoção das regiões e de estilos de vida que promovam sinergicamente o geoturismo, a saúde e o desenvolvimento económico sustentado dos territórios».

Decorrem ainda visitas de estudo a locais da Região com elevado valor geológico, património natural e arte, no sentido dos participantes vivenciarem uma prática inovadora que lhes permita confrontar os conhecimentos teóricos com as realidades concretas e as boas práticas na gestão dos territórios e na implementação de distintas actividades. 

A implementação de um estilo de vida saudável constitui o pilar de um desenvolvimento sustentável, corporizado em paradigmas de desenvolvimento territorial como os Geoparques Mundiais da UNESCO.

Neste contexto, a Cátedra UNESCO da UTAD em Geoparques, Desenvolvimento Regional Sustentado e Estilos de Vida Saudáveis, baseia-se numa rede inovadora e integrada de pesquisa, ensino e transferência de conhecimento, que contempla investigação aplicada aos territórios e mobilidade de estudantes, especialmente do Espaço Ibero-Americano e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

A iniciativa conta com vários parceiros, onde se inclui a Comissão Nacional da UNESCO e dois dos seus escritórios – Nairobi (Quénia) e Montevideu (Uruguai), as universidades Complutense de Madrid (Espanha), Agostinho Neto (Angola), Eduardo Mondlane (Moçambique), Regional do Cariri (Brasil), Federal de Pernambuco (Brasil), Nacional de Tucumán (Argentina), Atacama (Chile) e Autónoma de San Luís de Potosí (México), assim como, na Universidade de Coimbra, o Centro de Geociências (CGeo) e na UTAD os centros de investigação em Desporto Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB) e de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimento (CETRAD). 

O evento conta ainda com o patrocínio da Fundação Manuel António da Mota e com a colaboração institucional da Universidade de Coimbra, através da cátedra UNESCO “Salvaguarda da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável” e com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

 Inscrições e informação sobre o evento na página da UTAD. 


Bootstrap Image Preview Bootstrap Image Preview