Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Alandroal: primeira central solar começa a produzir em 2020

Ana Clara14/07/2019

A primeira central solar no concelho de Alandroal, distrito de Évora, deverá começar a produzir energia no primeiro semestre de 2020, após um investimento de 13 milhões de euros, revelou fonte da sociedade promotora.

A futura central será constituída por mais de 52 mil painéis solares

A futura central será constituída por mais de 52 mil painéis solares.

A central vai ter uma «capacidade instalada de 18,5 megawatts (MW)» e entrar «em produção no primeiro ou segundo trimestre do próximo ano», disse à agência Lusa fonte da gerência da Sociedade Solar do Freixial.

A denominada Central Solar do Freixial, cuja cerimónia do lançamento da primeira pedra aconteceu em julho, vai ser construída num terreno com uma área superior a 30 hectares, na Herdade do Pego da Moura, no concelho de Alandroal.

Segundo a mesma fonte, a futura central será constituída por mais de 52 mil painéis solares, cada um com uma capacidade de 350 watts, prevendo-se «uma produção anual de cerca de 30 gigawatts de energia».

«Vai ter uma produção que vai ajudar significativamente o concelho de Alandroal a tender para um equilíbrio em termos dos seus consumos anuais e contribuir para a sustentabilidade, porque é energia renovável e própria», vincou.

O projeto, que começou a ser desenvolvido há cinco anos, envolve um investimento de 13 milhões de euros, adiantou a fonte, assinalando que a sociedade promotora conta com cerca de 50 investidores individuais portugueses.

Também em declarações à Lusa, o presidente da Câmara de Alandroal, João Grilo, considerou o projeto «extremamente importante para o concelho», sublinhando que «é o maior investimento privado de que há memória no concelho».

Para o edil, «tem também um significado muito grande por ser um investimento nas energias renováveis e numa área virada para o futuro e acreditamos que este poderá ser o primeiro de muitos».

O responsável destacou ainda «a criação de postos de trabalho direitos e indiretos, sobretudo durante a fase de construção», e o facto de a empresa estar sediada no concelho, o qual vai «beneficiar em impostos diretos».

Com a instalação da central no concelho, «a estimativa de derrama a pagar por esta empresa duplica a receita» deste imposto em relação ao valor cobrado atualmente.

O projeto, que começou a ser desenvolvido há cinco anos, envolve um investimento de 13 milhões de euros, sendo que a sociedade promotora conta com cerca de 50 investidores individuais portugueses

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Siga-nosVulcano

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial