Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Plataforma permite quantificar, valorizar e transacionar as poupanças das emissões de CO2 evitadas

AYR: uma plataforma que ajuda a salvar o Planeta! Are You Ready?

João Carlos Mateus | Economista, Membro da Direção Executiva e Diretor das Relações Institucionais do CEiiA16/07/2019
As alterações climáticas e o seu impacto estão na ordem do dia e são uma das grandes prioridades globais.
Imagen

Todos sabemos que o mundo entrou num ciclo perigoso, acelerado pela atividade humana, que não teve em conta a sustentabilidade e a renovação dos recursos, colocando em causa o seu equilíbrio e a vida. Todos os anos, e infelizmente mais cedo, recebemos a mensagem que vamos passar parte dos meses a viver de recursos que só deveriam ser usados mais à frente.

Por exemplo, em 2019, para Portugal, os recursos para este ano esgotaram-se no dia 26 de maio, o que quer dizer que o restante tempo estamos em “crédito” e a hipotecar ainda mais o futuro.

O Planeta Terra tem a sua própria evolução, mas esta tem sido alterada pela atividade humana agressiva, mudando o seu ciclo e energia e originando novas consequências e reações que colocam em causa o seu próprio equilíbrio e sustentabilidade.

Para sobrevivermos, temos obrigatoriamente de elevar a nossa consciência e energia e perceber que este tema é realmente importante. Não temos Planeta B nem outro plano! Mesmo com a adoção de medidas extremas, a Terra tem o seu próprio período de reação, podendo ser tarde demais e irreversível. Todos temos o dever de agir de imediato e defender o nosso Planeta para que este seja habitável, com qualidade e pelo maior período de tempo possível.

O CEiiA é um Centro de Engenharia e Desenvolvimento para as indústrias da mobilidade. Deste sempre contribuiu para o pensamento e o desenvolvimento de novos modos de mobilidade e formas/plataformas inteligentes, encarando a sustentabilidade como um grande desígnio.

A mobilidade é uma das áreas que mais contribuem para as emissões de CO2. Percebemos também que a consciencialização da consequência das nossas atitudes está a avançar mas ainda muito longe dos níveis necessários.

Para elevar esta tomada de consciência são, por vezes, necessários incentivos/ferramentas que permitam de forma mais fácil a sua implementação e propagação. Foi neste sentido que o CEiiA desenvolveu e lançou a plataforma AYR.

De uma forma simples, é uma plataforma que permite quantificar, valorizar e transacionar as poupanças das emissões de CO2 evitadas. Para evitarmos a emissão de CO2, temos de ter novas atitudes e vivências, o que implica também uma nova consciência.

Por exemplo, se trocarmos o uso do automóvel particular a combustão por um veículo elétrico ou pelo transporte público ou outros modos mais sustentáveis, evitamos emissões de CO2 que, de forma inteligente, são quantificados, valorizados e posteriormente transacionados, permitindo ganhos para quem tenha uma mobilidade mais sustentável.

A conversão transforma as emissões poupadas em créditos que se concentram numa carteira digital (AYR Credits) permitindo a aquisição de bens e serviços, preferencialmente sustentáveis.

Esta plataforma, com base em inteligência artificial e em blockchain, está já em teste em alguns locais, com uma boa adesão dos cidadãos e contribuindo assim para a neutralidade de carbono e para um planeta mais sustentável.

Acreditamos que todos podemos contribuir de forma real para salvar o planeta. Confiamos assim, que esta plataforma pode ser uma ferramenta de uso fácil e global que, com a utilização de todos, pode ajudar a salvar o nosso Planeta. O sucesso desta plataforma será também o nosso e depende do número de utilizadores.

Vamos ajudar a salvar o Planeta com a plataforma AYR? Are You Ready?

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial