Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
O know how do mercado espanhol

ISQ leva inovação ao mercado energético

ISQ Espanha18/07/2019
A presença do ISQ no mercado espanhol foi crescendo ao longo dos anos em várias áreas, com destaque para o setor energético. A central hidroelétrica de La Muela é um dos exemplos do trabalho inovador e especializado que o ISQ disponibiliza no país vizinho, onde tem crescido tendo por base um modelo de aquisições.
Imagen

Espanha é pioneira numa solução para a produção de energia elétrica em centrais hidroelétricas. Criou um sistema que utiliza a energia produzida durante a noite pela Central Nuclear de Vandellos, que de outra forma seria desperdiçada, para bombear a água que já passou nas turbinas da barragem de La Muela, em Valência, canalizando-a para o cume de uma montanha. Esta água fica armazenada numa barragem artificial e pode ser usada em momentos mais críticos para voltar a produzir energia.

A implementação desta solução inovadora teve o contributo do ISQ. Com uma equipa ibérica, juntando recursos de Portugal e de Espanha, teve a seu cargo a inspeção do tubo de queda e repartidor da Central Hidroelétrica de La Muela, através de ensaios não destrutivos Avançados. Mas realizou também, numa segunda fase, ensaios automáticos de Phased Array de tubagem de conduta forçada e repartidor do projeto de recuperação hidráulica. Este foi o projeto mais representativo, até à data, para o ISQ em Espanha, atingindo quase o triplo do seu volume de negócios em 2015, em relação ao ano anterior.

Neste caso, o ISQ trabalhou com uma das maiores elétricas espanholas. Mas outras empresas energéticas fazem parte da carteira de clientes. Os projetos que desenvolveu incluem serviços de inspeção das redes de gás, direção de obra e coordenação de segurança e saúde.

Quatro áreas de intervenção em Espanha

O ISQ em Espanha está organizado em quatro áreas operacionais:

- CTI – Controlo técnico e inspeções: inspeção regulamentar, soldadura, ensaios e medições, maquinaria, auditoria, coordenação de segurança e saúde;

- STA – Serviços Técnicos Avançados: ensaios não destrutivos segundo métodos convencionais e avançados e formação técnica à medida;

- Formação;

- Metrologia.

Imagen

História de investimento e crescimento

O setor da energia é, de facto, o mais representativo no volume de negócios do ISQ em Espanha. Estão em curso, por exemplo, contratos importantes no campo da geração eólica e de geração e distribuição térmica convencional. Mas a indústria alimentar ou a indústria automóvel são também outros setores importantes num mercado que tem um peso cada vez mais significativo para o grupo.

A importância de Espanha no contexto do grupo aumentou de tal forma que, em 2010, o ISQ passou a ter uma identidade jurídica no país, preparando o caminho para desenvolver outras atividades relacionadas com o negócio de gás no norte do país.

Outro passo importante da presença em Espanha foi a criação, em 2012, do Labmetro para a prestação de serviços de Metrologia Industrial e Legal em território espanhol. O laboratório, com sede em Elgoibar, na região do País Basco, foi lançado com o parceiro espanhol Unceta, que desenvolve serviços de calibração, testes e controlo metrológico em todo o país.

Paralelamente ao crescimento do negócio, a área da formação especializada foi surgindo como uma necessidade demonstrada pelos próprios clientes, mas rapidamente se tornou uma área autónoma.

Em Espanha, os especialistas do ISQ dão formação nas áreas de atividade do grupo, fazendo crescer uma área de negócio que atualmente proporciona margens positivas.

Nesta área, bem como em todas as outras onde o ISQ está presente, o objetivo para o futuro é manter a marca de qualidade e continuar a crescer de forma sustentável e estável. Para isso, o caminho a seguir será o do crescimento orgânico nos negócios em que está presente e crescer também territorialmente, posicionando-se em áreas onde ainda não tem atividade. Mas não só.

O ISQ quer também continuar a acompanhar os seus clientes em Espanha nos processos de internacionalização que estes próprios desenvolvem, aumentando os casos em que são convidados para os acompanhar em projetos nos mais diversos países, como França, Alemanha, Itália, Finlândia, Marrocos, México, Chile, entre outros. Foi assim que o ISQ conseguiu em Espanha um contrato com o maior estaleiro australiano para realizar as atividades de Procurement em Ferrol (Corunha).

A presença do ISQ no mercado espanhol tem um peso significativo para o Grupo, que foi ganhando dimensão e importância ao longo do tempo

Uma história de aquisições

A presença do ISQ no mercado espanhol tem um peso significativo para o Grupo, que foi ganhando dimensão e importância ao longo do tempo.

Tudo começou com prestações de serviços a partir de Portugal e com equipas portuguesas, o que foi possível devido à proximidade geográfica entre os dois países.

A importância foi tal que, em 2005, o ISQ decidiu que queria ter uma presença mais efetiva no país. O modelo de entrada foi a compra de participação em empresas que apresentavam oportunidades de negócio e que faziam parte da área de negócios da empresa-mãe.

Depois de analisar várias alternativas, a solução recaiu em primeiro lugar na sociedade Asigma e que já estava presente no negócio de ensaios não destrutivos, proteção contra radiações e inspeção, principalmente no mercado de oil & gas.

A entrada no capital desta empresa aconteceu em 2008, o mesmo ano em que o ISQ decidiu também investir na ARGOS. Com sede em Madrid, esta empresa liderava o mercado nacional em engenharia de materiais de laboratório e em Ensaios Não Destrutivos, com uma forte posição no mercado de geração de eletricidade.

Poucos anos passaram até ser tomada a decisão de criar uma entidade jurídica autónoma, o ISQ SA, que pudesse desenvolver outras atividades relacionadas com o gás no norte de Espanha.

Foi em 2010, ano em que dá seguimento ao processo de aquisições com a compra da Procal, presente no mercado de testes não destrutivos. Por sua vez, em 2016 foi a vez de comprar uma participação na Indika dando dimensão às atividades de inspeção, tanto obrigatórias como voluntárias.

Atualmente, o ISQ em Espanha é o resultado de uma fusão por absorção por parte do ISQ SA das suas participações na Argos e na Inidika, uma vez que se optou pela saída definitiva do capital da Asigma.

O grupo está ainda presente em Espanha com uma outra empresa, a Labmetro España.

foto

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoSoliusProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial