Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Oportunidades globais num mundo digital

João Carlos Mateus | Economista, Membro da Direção Executiva e Diretor das Relações Institucionais do CEiiA

07/08/2019
O mundo tem sofrido alguns saltos evolutivos de relevo ao longo da sua história. Esses saltos originaram grandes transformações, tendo sempre a origem num maior conhecimento/ciência e em melhores processos.
Imagen

Estas mudanças modificaram o mundo com alterações competitivas significativas e novas oportunidades. De forma simples, a primeira grande revolução iniciou-se com a utilização do carvão como fonte de energia que permitiu, por exemplo, o desenvolvimento da máquina a vapor.

Este avanço permitiu alguma produção mecanizada e um acesso mais facilitado às matérias primas. Posteriormente na 2ª revolução industrial descobriu-se a energia elétrica e o motor a explosão que permitiu aumentar a eficiência e a produção em massa, aliada a inovações técnicas e organizacionais.

A 3ª revolução industrial, mais recente, baseou-se em alterações técnico-científica e informacionais. A informática, as telecomunicações e a biotecnológica originaram um grande avanço no mundo. A chegada dos telefones, dos computadores e da programação permitiram flexibilizar e otimizar a produção com menos necessidade de mão de obra e maior eficiência.

Estes avanços permitiram trabalhar de forma colaborativa e deslocalizada contribuindo muitíssimo para um mundo mais globalizado. O computador e a internet vieram revolucionar o Mundo em pouquíssimos anos.

Hoje estamos no início na 4ª revolução industrial. O mundo vai ser ainda mais diferente e global, assente no digital. O real e o digital vão interligar-se criando uma enorme conetividade que vai permitir a comunicação entre pessoas, objetos e infraestruturas sempre aliados à inteligência e a uma maior velocidade de correlacionamento e tratamento de dados (com o apoio da computação quântica e da inteligência artificial).

Hoje estamos no início na 4ª revolução industrial. O mundo vai ser ainda mais diferente e global, assente no digital. O real e o digital vão interligar-se criando uma enorme conetividade que vai permitir a comunicação entre pessoas, objetos e infraestruturas sempre aliados à inteligência e a uma maior velocidade de correlacionamento e tratamento de dados (com o apoio da computação quântica e da inteligência artificial).

Esta evolução vai originar novos desafios, oportunidades, modelos de negócios, com a obrigação de estar aliados à sustentabilidade. A autonomização da produção e dos processos ao longo de toda a fileira vão permitir o ajuste “in real time” com a procura do mercado. Vão surgir robots inteligentes integrados e interligados através da convergência das tecnologias digitais, físicas e biológicas.

Esta mudança vai alterar, sem qualquer dúvida, a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Toda esta evolução vai originar um conjunto enorme de oportunidades, que podemos e devemos aproveitar. As novas crianças e gerações já pensam diferente e digital. Por exemplo, não pensam em adquirir um carro, mas sim a aceder a plataformas interligadas que permitem ter o melhor modo(s) de transporte(s) de acordo com o momento. Esta nova geração não está certa? Para quê ter um veículo que só desvaloriza e que em mais de 90% do seu tempo está parado? Para quê ter um veículo que mesmo sem ser utilizado tem um conjunto de custos (seguro, inspeções, revisões, ...) se podemos ter várias opções adequadas ao momento? A mobilidade passará a ser um serviço e não um produto. Esta mudança na mobilidade é apenas exemplificativa, dado que todas as áreas e sectores vão mudar obrigatoriamente.

Neste texto, pretendo realçar que sempre existiram “evoluções” no mundo e que hoje, temos o desafio de viver numa fase de grandes mudanças e desafios, onde vão nascer novos modelos e paradigmas. Vão surgir novas tecnologias, novas fórmulas de trabalho e de colaboração, de governança com a obrigação e o dever da sustentabilidade. As oportunidades já estão por aí! Adapta-se, visualize, inove e contribua e usufrua de um mundo cheio de oportunidades, digital e global.

REVISTAS

Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusSiga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial