Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Grécia recebeu a quinta reunião do projeto SMILE - Smart IsLand Energy Systems

Revista O Instalador19/07/2019
Quatro parceiros da Madeira (ACIF, EEM, MITI e PRSMA) do projeto SMILE (SMart IsLand Energy Systems) participaram, no início do mês, em Salónica, Grécia, na 5.ª reunião de consórcio para analisar a atividade dos primeiros 26 meses do projeto.
Imagen

Recorde-se que o SMILE é cofinanciado pela Comissão Europeia, ao abrigo do programa Horizonte 2020 (Tópico LCE-02-2016 - Demonstration of smart grid, storage and system integration technologies with increasing share of renewables: distribution system) e as quatro entidades da Madeira têm estimado um orçamento total de 2,4 milhões para executar as atividades candidatadas.

O projeto teve início em maio de 2017 e terá a duração de quatro anos, envolvendo 19 parceiros de seis países e um orçamento global de cerca de 14 milhões de euros.

Na ilha da Madeira, o SMILE irá focar-se em três pilares fundamentais: a microprodução, o autoconsumo com armazenamento (baterias de iões de lítio) e a mobilidade elétrica (carregamento inteligente - “smart charging”).

Esta combinação irá permitir o estudo e futura implementação, de pequenas redes inteligentes locais (“smart-grids”) na ilha da Madeira, aumentando a produção descentralizada renovável aliada a uma gestão inteligente da energia, garantindo o abastecimento, a segurança e a qualidade.

Neste enquadramento, já está em fase de conclusão a instalação de um sistema de armazenamento de energia através de baterias (BESS) de 40kW/80kWh no Posto de Transformação (PT) público da Fazendinha, no Estreito da Calheta, o qual recebe uma contribuição importante de microprodução (UPP) fotovoltaica dessa área geográfica.

Complementarmente a este sistema, serão também instaladas brevemente baterias em algumas residências e num estabelecimento comercial que já produzem eletricidade para consumo próprio (UPAC) através de painéis fotovoltaicos.

No que se refere ao desenvolvimento do carregamento inteligente (smart charging) para veículos elétricos, foi criada uma solução técnica, a qual está a ser alvo de testes e simulações desta tecnologia inovadora em locais privados de carregamento de veículos elétricos, nomeadamente numa empresa de animação turística que promove passeios turísticos utilizando veículos elétricos e na garagem da EEM-Empresa de Eletricidade da Madeira, S.A., que conta com uma frota elétrica permanente neste local, de aproximadamente 10 veículos.

A ACIF é responsável pela coordenação do trabalho desenvolvido na Região.

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial