Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

ENDESA, HIDURBE e LIPOR juntas em projeto de Renováveis: novo parque fotovoltaico nas instalações da Lipor

O Instalador27/08/2019
O novo parque vai permitir uma poupança estimada de cerca de 3 milhões de euros ao fim de 25 anos de exploração. A produção de eletricidade corresponde ao consumo anual de cerca de 275 famílias. Com um investimento por parte dos promotores, de cerca de 1,5 milhões de euros.
Imagen

Teve lugar no passado dia 31 de maio de 2019, nas instalações da LIPOR, em Baguim do Monte, com a presença ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes e do secretário de Estado da Energia, João Galamba, a Assinatura do Contrato para Construção e Operação de um Parque Fotovoltaico nas instalações da LIPOR.

Trata-se de um projeto “chave-na-mão” concebido pela Endesa, com um investimento por parte dos promotores privados de cerca de 1,5 milhões de euros e vai permitir ao fim de 25 anos de exploração, uma poupança superior a três milhões de euros.

O projeto de construção e operação do novo parque fotovoltaico nas instalações da Lipor vai contar com a instalação de 2.200 módulos fotovoltaicos de elevada performance, ocupando uma área total de 4.256 metros quadrados, divididos em 3.308 metros quadrados na cobertura da unidade fabril e 948 metros quadrados no espelho de água (túnel de compostagem), para uma potência instalada de 748 kWp (kiloWattpico).

O projeto insere-se em regime de autoconsumo (UPAC) e executar-se-á num período de 9 meses, desde a fase de licenciamento até à fase de operação.

Com uma produção anual estimada de eletricidade de cerca de 1,1 GWh (um milhão e cem mil kiloWatthora), destinada, maioritariamente, ao autoconsumo da central de valorização orgânica da Lipor, explorada pela HIDURBE Serviços, este parque permite ainda um excedente de cerca de 40 MWh (quarenta mil kiloWatthora), que serão injetados na Rede como energia limpa e renovável.

A produção estimada representará uma poupança anual de 25%. A produção de eletricidade no novo parque fotovoltaico nas instalações da Central de Valorização Orgânica da LIPOR, corresponde ao consumo anual de cerca de 275 famílias, estimando-se que sejam evitadas cerca de 518 toneladas de CO2 equivalente por ano.

Desta forma, com a criação desta Unidade, a ENDESA, a HIDURBE e a LIPOR realçam a necessidade de unir esforços em prol de um futuro comum, onde a energia é mais limpa, mais eficiente e mais sustentável.

LIPOR

A LIPOR é a entidade responsável pela gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos produzidos pelos Municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. Trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos urbanos produzidos por 1 milhão de habitantes. Sustentada nos modernos conceitos de gestão de RU, a LIPOR desenvolveu uma estratégia integrada de valorização, tratamento e confinamento dos RU, baseada em três componentes principais: Valorização Multimaterial, Valorização Orgânica e Valorização Energética, complementadas por um Aterro Sanitário para receção dos rejeitados e de resíduos previamente preparados.

Ao assumir de forma clara que a gestão de resíduos é realizada na ótica do recurso, a LIPOR firma todos os esforços na sua valorização mais adequada, abordagem esta que tem por base a projeção de um modelo circular de negócios, e é sustentada por projetos demostrativos das práticas circulares de suporte. A atuação da organização permite consolidar um posicionamento que se preconiza pela criação de valor no ciclo produtivo, caracterizado pela reintrodução do “resíduo” como “recurso” na cadeia de valor. A nível nacional, a LIPOR pretende ser impulsionadora da temática da Economia Circular, através da partilha de novas estratégias e procura de soluções mais eficazes.

HIDURBE Serviços

A Hidurbe Serviços é uma empresa multisserviços, integrada e detida a 100% pelo Grupo Somague Ambiente, cujas áreas de atuação assentam no domínio da gestão de resíduos e limpeza urbana, do ciclo integral da água, construção e manutenção de espaços verdes e manutenção de infraestruturas viárias, mobilidade urbana e de soluções de eficiência energética. A este variado portfolio de atividades acrescenta-se agora, a construção e operação de parques fotovoltaicos.

ENDESA

A Endesa é uma multinacional do setor energético que faz parte do Grupo Enel, líder do setor elétrico espanhol e o segundo operador em Portugal, tem como principais áreas de negócio a geração, distribuição e comercialização de energia elétrica e de comercialização de gás natural. Conta com cerca de 10 mil funcionários e presta serviço a mais de 11 milhões de clientes. A Endesa encara a sustentabilidade como parte essencial da sua atividade. Com o objetivo de liderar o processo de transformação energética e enfrentar com sucesso os desafios futuros, o plano estratégico da Endesa reflete o compromisso de atingir uma economia 100% descarbonizada em 2050, em linha com os objetivos europeus de luta contra as mudanças climáticas.

foto

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoSoliusSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial