Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
A importância da Gestão Técnica Centralizada

GTC: otimização, controlo e eficiência de consumos

O Instalador09/09/2019

Falar de Gestão Técnica Centralizada (GTC) é falar de eficiência nos consumos, de otimização de recursos mas também na automatização de processos em relação a um edifício. A poupança para os utilizadores é, cada vez mais, um ganho inigualável. Na edição impressa de outubro da nossa revista leia um dossier temático sobre o tema e fique a par da importância cada vez maior da GTC no mercado da Construção e do AVAC.

Imagen

A GTC é hoje uma resposta cada vez mais utilizada no mercado, com várias empresas a colocar ao dispor dos utilizadores as mais eficientes ferramentas no controlo e monitorização dos equipamentos de um edifício.

É bom também lembrar que o potencial de poupança num edifício vai para além da qualidade do projeto, instalações e recurso às renováveis. A GTC pode, pois, acrescentar uma poupança no consumo e é encarada hoje como um elemento essencial na estratégia de eficiência energética de um edifício.

Falar de GTC é, pois, falar uma gestão integrada e eficiente de vários níveis de utilização de um edifício. Desde o controlo de circuitos de iluminação, passando pela gestão das unidades de climatização, controlo da temperatura da rede de distribuição de água aquecida e/ou arrefecida com base nas reais necessidades da instalação, acabando na monitorização e gestão dos consumos energéticos.

Os ganhos no consumo da energia podem ser obtidos com a otimização de uma série de funções. Por exemplo, nos sistemas de climatização estes podem ser atingidos com o ajuste da temperatura no “setpoint” no sistema de climatização, a programação horária das máquinas de produção térmica e dos propulsores de distribuição de acordo com as reais necessidades de carga térmica dos edifícios, a gestão do comando alternativo dos chillers e das bombas de calor ou da entalpia e da humidade do ar ou a integração do controlo de produção de energias renováveis, cogeração e redes de distribuição de calor/frio.

Os resultados são uma redução dos consumos e, em consequência, da fatura energética, menos emissões de CO2 e, também, uma melhoria no nível de conforto dos ocupantes do edifício.

NZEB

Importante e decisiva nesta matéria é a Diretiva (UE) 2018/844 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 30 de maio de 2018, relativa ao desempenho energético dos edifícios, a chamada EPBD, e que pode ler mais à frente neste dossier num artigo exclusivo da Associação Portuguesa das Empresas dos Setores Térmico, Energético, Eletrónico e do Ambiente (APIRAC). A associação aborda a temática dos edifícios com necessidades quase nulas de energia (NZEB), sejam eles novas construções (obrigatório em edifícios públicos a partir de 1 de janeiro de 2019 e em edifícios privados a partir 1 de janeiro de 2021) ou grandes reabilitações nos edifícios existentes.

Recorde-se que esta mesma Diretiva realça o papel determinante da automatização dos edifícios para se atingir essa classificação NZEB, criando um indicador de aptidão para tecnologias inteligentes (SRI – Smart Readiness Indicator), a ser adotado para medir a capacidade dos edifícios para utilizar tecnologias de informação e comunicação e sistemas eletrónicos com vista a adaptar o funcionamento do edifício às necessidades dos ocupantes e à rede, bem como para melhorar a sua eficiência energética e o seu desempenho global.

(...) o potencial de poupança num edifício vai para além da qualidade do projeto, instalações e recurso às renováveis. A GTC pode acrescentar uma poupança no consumo e é encarada hoje como um elemento essencial na estratégia de eficiência energética de um edifício

REVISTAS

VulcanoSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial