Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Projeto do ISEL visa combater os incêndios florestais

“Clean Forest”: valorizar a floresta e os resíduos

30/08/2019

É do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) um dos 18 projetos vencedores do 2.°Concurso de Projetos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico no âmbito da Prevenção e Combate de Incêndios Florestais – 2018. CLEAN FOREST é o nome do selecionado neste concurso da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), que recebeu um total de 103 candidaturas.

Imagen

Intitulado “Gestão e valorização dos resíduos florestais na perspetiva dupla da prevenção de incêndios e na produção de bioenergia sustentável e competitiva para as regiões do interior”, o CLEAN FOREST é liderado pelos professores do ISEL João Gomes e Jaime Puna.

Trata-se de um projeto de I&DT, cuja entidade proponente é o ISEL, tendo com entidades participantes, o Instituto Superior Técnico (IST-ID) e, o Instituto Superior de Agronomia (ISA), ambos pertencentes à Universidade de Lisboa.

Tem como objetivo principal valorizar os resíduos florestais de biomassa existentes nas florestas que não são limpas pelos proprietários, em bioenergia, especificamente, na produção de biocombustíveis sintéticos de segunda geração — como, por exemplo, biogás (metano), biometanol, bio-DME, etc. — dependendo das condições operatórias do processo reacional, como a temperatura, pressão e catalisador heterogéneo utilizados.

O objetivo deste programa da FCT (que traduz um investimento de quase 5 milhões de euros ao longo de três anos) «é reforçar as atividades de I&D destinadas a incentivar e fortalecer competências e capacidades científicas e tecnológicas em matéria de prevenção e combate de incêndios florestais, assim como garantir a apropriação e incorporação de conhecimento científico no apoio à decisão em sistemas operacionais e facilitar a produção de novos conhecimentos orientados para a solução de problemas concretos», salienta o ISEL.

Saiba mais aqui.

foto

REVISTAS

SoliusSiga-nosDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial