Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

ADENE organizou workshop para cidades de língua oficial portuguesa

Pacto de Autarcas para a África Subsariana

O Instalador18/09/2019

De 9 a 11 de setembro, a ADENE organizou e integrou a equipa de formadores do workshop para cidades de língua oficial portuguesa sobre o Plano de Ação para o Acesso a Energia Sustentável e o Clima, no âmbito da iniciativa Pacto de Autarcas para a África Subsariana.

Imagen

O workshop decorreu na Cidade do Cabo, África do Sul, e foi organizado em colaboração com o Conselho dos Municípios e Regiões da Europa (CEMR), responsável pela coordenação do projeto, a ICLEI-África e o JRC, incluindo ainda contributos de outros parceiros da iniciativa.

De acordo com a ADENE, teve como principal objetivos «capacitar técnicos municipais de cidades de língua oficial portuguesa signatárias do Pacto, fornecendo ferramentas técnicas e teóricas úteis ao desenvolvimento dos seus Planos de Ação para o Acesso a Energia Sustentável e o Clima (SEACAP)».

Foram aprofundados conceitos como o acesso a energia, mitigação e adaptação, utilizando como base de trabalho o manual “Como desenvolver um Plano de Ação para o Acesso a Energia Sustentável e o Clima”, elaborado pelo Joint Research Centre (JRC) da União Europeia.

A ação de capacitação incluiu uma forte componente prática e de troca de experiências. Os participantes tiveram a oportunidade de apresentar projetos em desenvolvimento ou já executados pelos seus municípios.

Os projetos foram o ponto de partida para um debate sobre a realidade e as especificidades de cada cidade, bem como as suas prioridades de ação nos domínios do clima e energia, atendendo aos princípios e orientações do processo de elaboração do SEACAP.

Os participantes descreveram esta iniciativa como «uma oportunidade única para a interação entre as cidades e que nos permitiu identificar o que melhorar na elaboração de projetos».

O que é o Pacto de Autarcas para a África Subsariana?

O Pacto de Autarcas para a África Subsariana (CoM SSA) apoia as autoridades locais na luta contra as alterações climáticas e de forma a assegurar o acesso das suas populações a energia limpa. Lançado em 2015 pela União Europeia, o CoM SSA é um dos nove “pactos regionais” do Pacto Global de Autarcas para o Clima e a Energia (GCoM).
No âmbito do CoM SSA, as autoridades locais são convidadas a assumir um compromisso político voluntário com a implementação de medidas em matéria de energia e clima nas suas comunidades e o desenvolvimento de uma estratégia de longo prazo com três objetivos principais: acesso à energia, mitigação e adaptação às alterações climáticas. Com vista a traduzir este compromisso político em medidas concretas, os signatários do CoM SSA comprometem-se a elaborar e implementar um SEACAP.
Enquanto membro do comité de implementação do projeto, a ADENE assegura as atividades dirigidas às cidades de expressão oficial portuguesa na África Subsariana, apoiando a sua participação no CoM SSA e promovendo a troca experiências entre cidades.
Evento decorreu na Cidade do Cabo, África do Sul
Evento decorreu na Cidade do Cabo, África do Sul

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)VulcanoInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial