Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
Revista O Instalador foi media partner do evento

Jornadas de Climatização 2019: especialistas deixam alertas sobre controlo de fumos em edifícios

Reportagem e Fotos: Ana Clara25/10/2019

A Comissão de Especialização em Engenharia de Climatização da Ordem dos Engenheiros (OE), em colaboração com a secção nacional da REHVA e o capítulo português da ASHRAE, organizaram, esta quinta-feira, 24 de outubro, as 19.asJornadas de Climatização. O evento deste ano incidiu sobre o tema do "Controlo de Fumos em Edifícios e o seu Impacto nas Instalações Técnicas”.

Sessão de abertura das Jornadas de Climatização 2019
Sessão de abertura das Jornadas de Climatização 2019
À semelhança das edições anteriores o setor aderiu, de forma significativa, ao evento, sendo que, ao longo de todo o dia, dezenas de pessoas assistiram à conferência e aproveitaram para visitar o espaço expositivo, com produtos e soluções AVAC, de algumas marcas que patrocinaram as Jornadas.
“Olhar para além do RT-SCIE”, “Ventilação e extração de fumos em átrios e parques de estacionamento cobertos”, “O projeto baseado no desempenho aplicado ao controlo de fumo”, “Controlo de fumo - a visão da ANEPC”, “Apresentação do Manual da REHVA European Guidebook, n.º 24”, “Ativação de componentes para o controlo de fumos. Controlo convencional e Bus”, “Constituição de uma matriz de incêndio”, “Extração de fumos em parques de estacionamento cobertos - objetivos e resultados” foram alguns dos temas em discussão ao longo de todo o dia.
Mostra de empresas e produtos
Mostra de empresas e produtos

Na sessão de abertura, o Bastonário da Ordem dos Engenheiros (OE), Carlos Mineiro Aires, salientou a «importância já consagrada» do evento e alertou para a necessidade de cada vez mais os engenheiros «apostarem na formação contínua», essenciais ao exercício da profissão. «Há determinadas áreas da Engenharia em que se o engenheiro não estiver permanentemente atualizado não é possível ser um bom profissional», avisou o Bastonário. Por essa razão, Mineiro Aires vincou ser essencial «a inscrição na OE» de todos os profissionais, sendo que isso «é o garante da qualidade e rigor».

Serafin Graña, Coordenador de Especialização em Engenharia de Climatização, começou a sua intervenção, dizendo que «é um orgulho enorme continuar a contar com a forte adesão do setor» às Jornadas.

«O que procuramos trazer a este ponto de debate todos os anos é a partilha de conhecimento, com novas tecnologias, mas também as abordagens inovadoras agregadas. Tudo isto enrique a engenharia e o setor. Realço também o interesse das universidades e dos jovens estudantes de engenharia que têm igualmente contribuído para que este evento seja já uma referência também para eles», sublinhou Serafin Graña, lembrando igualmente a importância dos fabricantes e distribuidores que, ano após ano, apoiam esta iniciativa.
O responsável anunciou ainda dois eventos que irão marcar o setor em 2020 em Lisboa. Trata-se da Conferência anual da Federação das Associações Europeias de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (REHVA) e do CLIMAMED – Congresso Mediterrâneo de Climatização que irão decorrer na capital portuguesa, em maio do próximo ano. Duas iniciativas, salientou o responsável, «muito importantes para o setor da climatização português» e «uma oportunidade enorme para a promoção da engenharia portuguesa».
Imagen
Coube depois a Isabel Sarmento, do capítulo português da Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (ASHRAE), falar um pouco sobre este organismo.
«Trata-se da maior organização internacional da área do AVAC&Refrigeração, com sede nos EUA, mas com atividade e reconhecimento mundial», disse. Fundada em 1894, é composta por membros a título individual (57 mil) de 138 países, que se organizam por capítulos (Chapters) e que se agregam por regiões. A sua principal missão, lembrou, passa por desenvolver o conhecimento científico e tecnológico.
«O estreito relacionamento com a OE, através da Comissão de Especialização em Engenharia de Climatização, permite a organização conjunta dos vários eventos (jornadas anuais, visitas técnicas, etc.)», relatou, acrescentando que um dos seus principais objetivos passa por aumentar o número de membros efetivos com especial enfoque nos jovens engenheiros e a sua participação nas atividades da organização.

Olhar para além do RT-SCIE

Jorge Saraiva, especialista em energia e engenharia de climatização, abordou, na sua comunicação, o tema “Olhar para além do RT-SCIE”. Na sua intervenção, falou do princípio da segurança estrutural, mas também da reação ao fogo e das medidas de autoproteção.
Sendo o tema principal “Controlo de Fumos em Edifícios”, coube a João Viegas, do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), falar do tema “Ventilação e extração de fumos em átrios e parques de estacionamento cobertos”.
João Viegas, durante a sua apresentação
João Viegas, durante a sua apresentação
O especialista abordou a questão da pluma térmica, do caudal volúmico de fumo gerado por uma fonte de calor, da variação da pressão dentro e fora de um compartimento a temperatura uniforme, do escoamento através de coberturas, das particularidades dos átrios, do escoamento de fumo num átrio e dos parques de estacionamento cobertos (com grandes dimensões) não compartimentados com ventiladores de impulso, neste último caso abordando um caso concreto do parque do Fórum Algarve.
João Viegas apresentou ainda uma comparação entre a carga de incêndio de um depósito num carro a gasóleo e de uma bateria Li-ion (carro elétrico). A conclusão é a de que os níveis de comparação da carga de incêndios entre ambos parecem ser semelhantes.
Paulo Ramos, da delegação portuguesa da Society of Fire Protection Engineers (SFPE), falou do “Pojeto baseado no desempenho aplicado ao controlo de Fumos”.
Da sua intervenção, o especialista disse que «as exigências de controlo de fumo do RT-SCIE precisam de ser profundamente revistas».
«As exigências prescritivas poderão ser mantidas mas deverão ser melhoradas, corrigindo omissões e erros. Deverá ser permitido o uso de normas internacionais (EN, ISSO e eventualmente NFPA)», alertou, acrescentando que «deverá ser permitido e definido o projeto baseado no desempenho do controlo de fumo».
As Jornadas de Climatização são uma iniciativa promovida pela Comissão de Especialização em Engenharia de Climatização da OE, em colaboração com a secção nacional da Federação das Associações Europeias de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (REHVA) e o capítulo português da Sociedade Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado (ASHRAE).

Manual da REHVA n.º24 apresentado nas Jornadas

Como já é tradição, da parte da tarde, teve lugar a apresentação de mais um Manual da REHVA European Guidebook, desta feita o n.º 24, intitulado "Segurança contra incêndio em edifícios - Técnicas de Controlo de Fumos".

A apresentação esteve a cargo de Luísa Vale. A obra conta com vários temas, a saber:

- Introdução aos sistemas de controlo de fumos;

- Princípios de controlo de fumos;

- Sistemas de controlo de fumos;

- Métodos de dimensionamento e a sua aplicação aos sistemas;

- Condições fronteira para controlo de fumos;

- Contribuição dos sistemas de ventilação para o controlo de fumos;

- Produtos de construção e equipamentos utilizados em sistemas de controlo de fumos;

- Normalização de produtos de construção;

- Sistemas de deteção e alarme de incêndio;

- Comando dos equipamentos de controlo de fumos;

- Receção e inspeções regulares.

foto

REVISTAS

Profei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Daikin - Ar CondicionadoSiga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisSolius

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial