Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

OesteSustentável e DECO FORMA esclarecem consumidores para a correta interpretação da fatura de energia elétrica

O Instalador29/10/2019
No passado mês de setembro, a OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste realizou em parceria com a DECO FORMA, uma sessão designada: “Damos mais do que umas luzes na poupança de energia” no âmbito do projeto PPEC Fatura Amiga.
Imagen
A ação surge na sequência de um estudo recente da DECO em que se verificou que 50% dos consumidores fazem apenas um controlo mínimo da sua fatura de eletricidade e 39% referem que não é fácil ler e compreender toda a informação disponibilizada, pelo que a compreensão das faturas de eletricidade é essencial para que os consumidores possam ter um melhor controlo dos seus consumos e consigam mais facilmente poupar energia.
Foi com esse objetivo que a OesteSustentável foi convidada para realizar a ação de formação certificada sobre a poupança de eletricidade no setor residencial, com especial destaque para a fatura de eletricidade enquanto ferramenta de informação e apoio aos consumidores, para a promoção de medidas que aumentem a eficiência energética e garantam o conforto nas habitações das famílias portuguesas.
A sessão dividiu-se em cinco módulos, onde foram apresentados conteúdos sobre o projeto Fatura Amiga, a eletricidade em Portugal, onde se destacou os agentes do setor, os hábitos de consumo, o mercado regulado e liberalizado e a mudança de comercializador de energia. Por outro lado, também foi feita uma análise às faturas de eletricidade dos participantes de forma a que compreendessem as informações obrigatórias.

Foram realizadas ainda dinâmicas de grupo de forma a sensibilizar os participantes para o consumo de determinados equipamentos, bem como foram apresentadas dicas de poupança de energia, interpretação da etiqueta energética e incentivos e apoios para o setor residencial. Por fim, os consumidores foram convidados a introduzir os dados das faturas na plataforma do projeto que permite de uma maneira fácil e intuitiva gerir os consumos de energia das habitações.

A plataforma poderá ser consultada através do site www.fatura-amiga.pt.

Esta ação e a medida Fatura Amiga é financiada no âmbito do PPEC Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial