Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

URBAN FUTURE Global Conference chega a Lisboa para definir o futuro das cidades

O Instalador01/11/2019
Depois de Graz, Viena e Oslo, a capital portuguesa foi eleita para receber o evento que quer ajudar a criar cidades mais sustentáveis e felizes para todos.
Imagen
Lisboa foi a cidade escolhida para receber a 5ª edição do URBAN FUTURE Global Conference (UFGC), considerado o maior evento europeu sobre sustentabilidade urbana, e que vai reunir em abril do próximo ano, cerca de 3000 decisores e profissionais de mais de 60 países.
A apresentação oficial do evento, teve lugar a 31 de outubro, na Câmara Municipal de Lisboa e contou entre outros com a presença de Fernando Medina, Presidente da autarquia e de Gerald Babel-Sutter, CEO e fundador da conferência, entre outros.
A conferência, que se assume como um evento urbano multidisciplinar, tem vindo a juntar ao longo das anteriores quatro edições pessoas dispostas a serem impulsionadores de mudanças sustentáveis nas cidades onde vivem, criando sinergias para o desenvolvimento de projetos concretos.
Estes “CityChangers”, termo usado para identificar todos os que trabalham em prol da criação de cidades mais amigas do ambiente, incluem presidentes de câmaras, urbanistas, arquitetos e representantes de variados setores como o imobiliário ou da mobilidade.
As conferências vão ter lugar em diferentes espaços no centro da cidade: Pavilhão Carlos Lopes, Fundação Calouste Gulbenkian, Estufa Fria e Lx Factory. Entre os primeiras confirmações na conferência estão Mikael Colville Anderson, apresentador do programa global sobre urbanismo, “The Life-sized city”, Erion Veliaj, Presidente da Câmara de Tirana; e Maria Vassilakou, ex-Vice-Presidente da Câmara de Viena.

Para além destes nomes há já outras confirmações, e que podem ser vistos em www.urban-future.org/speakers.

Fernando Medina, Presidente da Câmara de Lisboa destacou o caráter inovador da conferência e referiu que: «as cidades têm um peso determinante na transição ecológica que temos que coletivamente fazer no planeta. É nas cidades que a maioria da população vive e trabalha, é onde se produzem mais emissões de gases com efeito de estufa. E o futuro das cidades tem se ser sustentável não apenas do ponto de vista ambiental mas também económico e social, não deixando ninguém para trás. Por tudo isto, é fundamental que as cidades trabalhem conjuntamente. Queremos inspirar-nos em exemplos positivos de outras cidades mas também servir de inspiração para outros, pelas políticas de sustentabilidade que vimos seguindo na cidade de Lisboa».

A apresentação teve simbolicamente lugar no dia em que se assinalou o Dia Mundial das Cidades, que este ano tem como mote principal o lema “Changing the world: innovations and better life for future generations”.

Em Portugal, e de acordo com os últimos dados do INE, numa altura em que 43% da população portuguesa vive nas cidades, Gerald Babel-Sutter, CEO e fundador da conferência, acredita que «é necessário repensar as cidades, até porque mais pessoas vão continuar a mudar-se para os grandes centros urbanos, mas esses processos levam geralmente muito tempo. E é precisamente aqui que o Urban Future pode ser uma mais valia, já que criamos uma plataforma para partilha de experiencias e ideias».

Para Gerald Babel-Sutter, «o grande objetivo do Urban Future é tornar as cidades lugares mais agradáveis para viver, tanto para nós como, e acima de tudo, as gerações futuras. Olhando para o debate global sobre as alterações climáticas, é bastante óbvio que é necessária uma mudança profunda. É por isto que continuamos a tentar encontrar os mais apaixonados CityChangers que possam partilhar as mais impressionantes ideias».
A conferência, um dos principais eventos do programa da Capital Verde Europeia 2020, está centrado em quatro temas chave: mobilidade, água, bairros e liderança.
Em todas as edições, os temas são adaptados às necessidades específicas de cada país anfitrião, tendo em conta as opiniões e prioridades de todas as partes interessadas. Cada um dos temas selecionados para 2019 vai permitir debater ideias criativas e economicamente viáveis para reorganizar tanto Lisboa, como outras cidades mundiais.
Em 2021, a conferência vai rumar até Roterdão, na Holanda, sendo a cidade sede para o ano de 2022 anunciada durante o evento em Lisboa.

REVISTAS

Siga-nosProfei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Vulcano

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial