Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Exigências regulamentares de chaminés para exaustão de produtos da combustão

Sodeca Portugal08/11/2019
As chaminés modulares poderão ser utilizadas nos mais variados tipos de instalações como caldeiras atmosféricas (gás ou gasóleo), caldeiras de combustíveis sólidos, caldeiras estanques/condensação, chaminés coletivas, eletrogéneos, cogeração, VMC (Ventilação Mecânica Controlada), hotes de cozinhas, fornos de secagem ou incineradoras.

Um requisito comummente exigido em condutas de ventilação é a resistência ao fogo, definida no Regulamento Técnico de Segurança contra Incêndio em Edifícios. A resistência ao fogo define-se como a proteção dos elementos a fim de evitar que estes sejam transmissores do fogo. As condutas devem ter a mesma resistência ao fogo dos elementos construtivos atravessados (paredes, tetos), mantendo assim a compartimentação definida. O grau de proteção é regulado em função do risco de incêndio das diferentes utilizações-tipo e da facilidade de evacuação, refletindo-se na compartimentação necessária.

A gama de resistência ao fogo requerida é EI30, 60 ou 120 minutos. Isto é, durante este intervalo de tempo a estanquidade a chamas e gases quentes (E) e isolamento térmico (I) devem ser garantidos. Tal é conseguido com recurso a um isolamento de cerâmica resistente a altas temperaturas.

A gama EI30 está direcionada para instalações de extração em hotes de cozinhas profissionais (incluindo tramos com registos de limpeza); a EI60 é projetada para a ventilação de garagens subterrâneas e a EI120 serve aplicações em instalações de alto risco de incêndio, de tal modo que a chaminé tem a mesma exigência de resistência ao fogo das paredes e tetos que atravessa (exemplo da Figura 1).

Figura 1. Atravessamento de condutas entre várias zonas e pisos, onde se pretende manter a compartimentação corta-fogo
Figura 1. Atravessamento de condutas entre várias zonas e pisos, onde se pretende manter a compartimentação corta-fogo.
A exaustão de produtos de combustão pode exigir, nos cenários mais exigentes, condutas/chaminés que respondam a dois principais requisitos: altas temperaturas (> 500 ºC) e pressões altas (até 5.000 Pa). Como tal, nestas condições, não é possível obter estanquidade através de juntas ou silicones.
A alternativa passa por chaminés modulares metálicas, com uniões cónicas entre tubos, com parede dupla em aço inoxidável, sem pontes térmicas, e isolamento intermédio de lã de rocha rígida de alta densidade (Figura 2 e 3). Dependendo das espessuras das paredes e do isolamento, é possível garantir estanquidade até 600 ºC de temperatura de trabalho e 5.000 Pa de pressão. Outra vantagem destes sistemas é a possibilidade de corte de tramos retos à medida em obra.
Figura 2. Parede interior e exterior, sem pontes térmicas, e com isolamento intermédio contínuo
Figura 2. Parede interior e exterior, sem pontes térmicas, e com isolamento intermédio contínuo.
Figura 3. Isolamento intermédio rígido de lã de rocha, de alta densidade (128 kg/m3) e baixa condutividade térmica (0,039 W/mK)...
Figura 3. Isolamento intermédio rígido de lã de rocha, de alta densidade (128 kg/m3) e baixa condutividade térmica (0,039 W/mK).

Na Sodeca Portugal encontra o parceiro ideal para o fornecimento e aconselhamento técnico sobre chaminés modulares metálicas. Com um catálogo com mais de 10.000 referências, somos um parceiro especializado, capaz de cumprir as mais exigentes especificidades de projeto ou obra.

Imagen
foto

REVISTAS

Profei, S.L.SoliusDaikin - Ar CondicionadoSiga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Induglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial