Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Setor em mudança

Nuno Roque | Secretário-Geral da APIRAC25/11/2019
Imagen

Em modo de web summit, “a maior conferência tecnológica do planeta”, identificámos alguns temas que alimentaram a tremenda sequência de debates, palestras, reflexões, partilha de experiências que ao longo dessa semana animaram a produção noticiosa, e que também através das redes sociais levaram e levarão o nosso país a todos os cantos do mundo: “Onde o futuro vai nascer”; “Definição de ecossistemas”; "um grande conclave dos sumos sacerdotes da indústria de tecnologia”.

Matérias como as alterações climáticas e a eficiência energética marcaram a agenda. A necessidade da diminuição de consumos energéticos em termos globais, estão entre as maiores preocupações mundiais para a preservação do futuro do nosso planeta, tornando-se transversais a todos os setores de atividade. Trata-se de uma questão de sobrevivência.

Abre-se assim um novo campo do conhecimento, com milhões de aplicações, que exigem empresas e técnicos preparados nas áreas de projeto, instalação e manutenção para os sistemas ou equipamentos utilizados. Esta nova realidade abrirá novas áreas de negócio relativos a novos domínios, incluindo todas as áreas de energias renováveis emergentes.

Para o trabalho desenvolvido pela APIRAC concorrem diversas iniciativas e grupos de trabalho. Hoje damos aqui testemunho de dois exemplos.

CENTERM
1° Encontro Nacional de Técnicos Certificados

Em 25 de outubro o CENTERM lançou iniciativa que há muito constitui um desejo: o de reunir regularmente em encontros nacionais a comunidade dos Técnicos Certificados CENTERM.
Esta primeira iniciativa teve lugar no Auditório do LNEG, Alfragide, e contou com 140 participantes, na sua grande maioria técnicos que fizeram recentemente a renovação da certificação de Gases Fluorados. A participação dos TCC durante o Encontro foi demonstrativa da necessidade de um permanente acompanhamento e orientação na atividade profissional de todos os técnicos certificados.
Durante o Encontro foram debatidos temas de importância relevante, como o Portal dos Técnicos, as Certificações CENTERM e os grandes temas como a Legionella, as Bombas de Calor e a GTC.
Houve ainda lugar para vários sorteios: de equipamentos de medida para dois técnicos; e um sorteio de telemóvel da responsabilidade do patrocinador do evento, a “HISENSE”, a quem agradecemos o reconhecimento, interesse e empenho que colocou no evento.
A todos o nosso obrigado!
Imagen
Nuno Roque, Secretário-Geral da APIRAC, com Nuno Lourenço, AC&B2B Diretor de Vendas Ibérico da HISENSE
Nuno Roque, Secretário-Geral da APIRAC, com Nuno Lourenço, AC&B2B Diretor de Vendas Ibérico da HISENSE

Comissão Técnica de Normalização APIRAC
Reunião da CT 56: Frio - Instalações e Aplicações Frigoríficas

Realizou-se em outubro mais uma sessão de trabalho que deu continuidade à elaboração do Guia Técnico sobre a utilização prática dos Fluidos Frigorigéneos de Média e Alta Inflamabilidade – Grupos de Segurança A2L e A3. Tema atual e de elevada importância para Fabricantes, Projetistas, Instaladores e Técnicos.
foto

REVISTAS

Siga-nosLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.Induglobal - Encontros ProfissionaisVulcano

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial