Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Montalegre investe 75 mil euros em luminária LED no Pavilhão Multiusos

O Instalador18/11/2019
O Parque de Exposições e Feiras de Montalegre, vulgo Pavilhão Multiusos, acaba de receber nova luminária de tecnologia LED.
Foto: Câmara de Montalegre
Foto: Câmara de Montalegre

Um investimento próximo dos 75 mil euros, financiado a 50% pelo Fundo de Eficiência Energética (FEE).

A obra substituiu toda a iluminação interior e das fachadas exteriores do Pavilhão Multiusos (aparelhos de iluminação tradicional, equipados com lâmpadas de halogéneo, sódio, xénon, fluorescentes…).

Os trabalhos, executados pelo município de Montalegre em parceria com a ARENABAT – Agência Regional de Energia e Ambiente do Barroso e Alto Tâmega, apontam uma poupança mínima de 65%.

Orlando Alves, presidente da Câmara de Montalegre, refere que "a alteração elétrica que fizemos no pavilhão multiusos resulta de uma candidatura ao programa de eficiência energética para edifícios. Foi substituído todo o sistema de iluminação que vai permitir uma poupança energética significativa. Trata-se de um investimento no valor de 75 mil euros financiado a 50%. O restante valor foi por conta do orçamento municipal. Estamos com uma iluminação ambientalmente eficiente. É visível um foco de luz muito mais intenso e que ilumina muito mais".

O edil acrescenta: "estamos a trabalhar na adaptação às alterações climáticas. Nesse contexto, estamos a fazer um grande esforço. Substituímos todas as luminárias do concelho por lâmpadas LED e que geram uma economia de 160 mil euros/ano. Interviemos no setor da água e reformulámos os jardins porque não podemos dar-nos ao luxo de desperdiçarmos um bem essencial. Transformamos os jardins incorporando plantas que não precisam de uma grande quantidade de água como acontece com a relva. Aderimos às Águas do Norte aliviando o Rio Cávado de uma elevada retirada de água, cerca de 800 metros cúbicos de água, o equivalente a 1.600 pipas. Estamos a intervir no setor elétrico noutros espaços. Está a decorrer uma candidatura para o edifício da Câmara Municipal e, futuramente, nos espaços do Ecomuseu de Barroso, em Montalegre e Salto. É a nossa adaptação às alterações climáticas, esse grande desafio que tem que mexer com todos nós. Ou ganhamos este desafio ou sucumbimos, morremos nós e todas as espécies e ficamos muito mal na fotografia".

REVISTAS

Siga-nosInduglobal - Encontros ProfissionaisDaikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial