Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estudante desenvolve app para análise de tráfego no Porto

O Instalador16/12/2019
Tiago Lopes, estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores do ISEP, desenvolveu a sua tese de mestrado na Câmara Municipal do Porto (CMP) e criou a aplicação TRANSIT (Traffic Analysis Interface) com o objetivo de analisar volumes de tráfego na cidade do Porto.
Imagen

Os dados dos semáforos e detetores espalhados nas vias da cidade do Porto são recolhidos pelo software GERTRUDE. Esses dados são importados para a aplicação TRANSIT e, numa primeira fase, são limpos, evitando os erros de leitura. Em seguida, são tratados para serem construídas as respetivas tabelas e gráficos para análise.

Numa segunda fase, a aplicação vai permitir prever volumes de tráfego, criar alertas de previsão e delinear planos de contingência. Os dados que a TRANSIT analisa e trata serão usados como condições iniciais para modelos matemáticos de previsão de trânsito.

Na prática, isto permitirá, por exemplo, reestruturar sentidos de trânsito no Porto, prever fluxos de trânsito anormais e desviar o trânsito atempadamente. Esta simplificação da circulação resultará numa melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos da cidade.

Para Tiago Lopes, a experiência enquanto estudante do ISEP (licenciatura e mestrado) foi muito positiva, destacando a qualidade dos docentes e a aposta no lema “Saber Fazer”. "Este estágio foi o meu primeiro desafio profissional e adorei a experiência, pois fez-me crescer a nível profissional e pessoal. Tornei-me numa pessoa mais autónoma, responsável e organizada”. A dissertação foi orientada pela docente Carla Pinto com a coorientação do docente Jorge Mendonça.

A CMP já utilizava uma plataforma para realizar esta função, no entanto, a TRANSIT apresenta resultados mais credíveis, sendo mais vantajosa na análise do comportamento do tráfego uma vez que aplica um filtro para a limpeza dos dados.

REVISTAS

Siga-nosDaikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)SoliusInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial