Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Ainda sobre chaminés e o seu papel na proteção de pessoas e bens

Sodeca Portugal06/01/2020

No nr.º 283 da revista O Instalador foi publicado um artigo com o título ‘Exigências regulamentares de chaminés para exaustão de produtos da combustão’, onde se descreve muito sucintamente as características fundamentais que devem satisfazer as chaminés, uma das quais, o seu comportamento perante o fogo.

Imagen

Infelizmente nem todos os intervenientes no mercado estão sensibilizados para este fator e olham apenas para o preço.

O resultado é mais uma situação como a que aconteceu este Natal, num restaurante duma cadeia de fast food, com prejuízos materiais e alguns feridos.

Ora, se há regulamentação, porque não são responsabilizados os culpados pelo não cumprimento da mesma?

Os fabricantes de equipamento são obrigados a cumprir as exigências normativas e obterem os respetivos certificados, que provam perante terceiros que os seus produtos satisfazem as exigências regulamentares. Todo o processo que leva à certificação custa dinheiro. Quem não é possuidor dos certificados não teve os mesmos custos, estando por isso em vantagem no que toca a custos.

Porque são colocados em pé de igualdade fabricantes/fornecedores de produtos certificados, com outros sem certificação avaliando-se apenas o custo dos produtos?

Há que pôr fim a estas situações de desigualdade e analisar correta e concretamente as propostas e a satisfação dos requisitos necessários.

Os fabricantes de equipamento são obrigados a cumprir as exigências normativas e obterem os respetivos certificados, que provam perante terceiros que os seus produtos satisfazem as exigências regulamentares

As chaminés (condutas) para evacuação de gases de cozinhas profissionais devem cumprir a EN 13501-3 e estar em conformidade com a envolvente do local onde são aplicadas. Necessário verificar a sua conformidade quando a conduta é instalada na vertical ou na horizontal e ainda a sua resistência nos sentido interior-exterior e exterior-interior.

Como complemento, da exaustão dos gases, o ventilador deve também ser apropriado.

Claro que a manutenção e limpeza de todo o sistema (hote, filtros, conduta e ventilador), são essenciais.

Antes de tomar uma opção, consulte as entidades especializadas para poder decidir, consciente da decisão.

Imagen
foto

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosVulcanoInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial