Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Transição de cidades a cidades inteligentes

Jorge Rodrigues de Almeida, Managing Director, RdA - Climate Solutions | almeida@rda.pt21/01/2020
As cidades enfrentam desafios sem precedentes impostos pelo crescimento da população, alterações climáticas e evolução tecnológica. Estes desafios podem, por outro lado, ser encarados como uma oportunidade única para a transição de cidades a cidades inteligentes.
Jorge Rodrigues de Almeida
Jorge Rodrigues de Almeida

Mas o que é verdadeiramente uma cidade inteligente? Existem várias definições, mas podemos simplesmente considerar que uma cidade inteligente é um local em que as redes e serviços tradicionais são mais eficientes, devido ao uso de tecnologias digitais e de comunicação, resultando em benefícios tangíveis para a população e atividades, na utilização eficiente dos recursos e na redução de emissões de gases de efeito estufa. Para atingir este objetivo necessitamos, obviamente, de tecnologia que permita ter cidades mais sensorizadas e conectadas, mas não podemos esquecer uma administração pública mais capacitada e com liderança.

Não é preciso viver em Barcelona ou Paris para viver numa cidade que procura esta transição. Se analisarmos a principal call do Horizonte 2020 para os projetos de Smart Cities, os projetos “lighthouse”, verificamos que em 2019 foram aprovados apenas três projetos e que em todos há a participação de uma cidade portuguesa, nomeadamente Évora no POCITYF, Maia no Sparcs e Matosinhos no ATELIER. Por outro lado, muitos dos nossos municípios têm procedido à alteração da iluminação pública para sistemas mais eficientes e, em alguns casos, equipados com gestão inteligente.

Estes exemplos podem ser complementados por centenas de pequenos projetos espalhados nas nossas cidades que tentam transformar a sua gestão num processo mais eficiente com impacto na qualidade de vida da população, na promoção de novos negócios e na criação de emprego especializado e local.

Um dos grandes problemas que as cidades encontram é na alavancagem dos projetos-piloto, ou de pequena escala, e respetiva massificação das soluções testadas à escala da cidade.

Na RdA Climate Solutions temos trabalhado de perto com cidades europeias que procuram fazer esta transição de forma não disruptiva e alicerçada em modelos de negócio e de financiamento que, por um lado, permitam a alavancagem dos projetos, mas que por outro não coloquem em causa os serviços públicos e sociais fundamentais. As cidades com maior sucesso nesta transição tiveram, tipicamente, por base quatro pilares que passo a enumerar:

  • Planeamento: Desenvolveram e aprovaram, com base em processos participativos, um plano estratégico com a visão, ações e recursos a disponibilizar.
  • Prioridade: Colocaram a execução do plano como prioridade política e técnica, tendo validado os conceitos através de projetos-piloto alinhados com a visão definida no plano.
  • Inovação: Adotaram modelos de negócio, financiamento e contratação pública inovadores que permitiram a execução das medidas de forma célere e em linha com os pressupostos necessários para garantir a bancabilidade dos projetos.
  • Partilha: Partilham de forma aberta o conhecimento, dados gerados e resultados com os diferentes stakeholders por forma a atrair novas ideias de negócio e projetos para o território.
Imagen

Para melhor conhecer as cidades líderes e as iniciativas disponíveis a nível europeu, recomendo uma visita ao “Marketplace of the European Innovation Partnership on Smart Cities and Communities” disponível em www.eu-smartcities.eu.

Neste portal vai encontrar a mais variada informação sobre casos de sucesso, linhas de financiamento, modelos de negócio ou eventos de “matchmaking” entre cidades e investidores.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoSoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    08/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial