Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Panasonic continua a apostar na cidade do futuro ao inovar com as mais recentes tecnologias e grande eficiência energética

Panasonic21/01/2020
A conectividade, eficiência, segurança e inteligência das coisas são os quatro pilares da cidade do futuro da empresa japonesa. Os avanços na área da climatização têm o objetivo de maximizar a eficiência energética das casas e dos grandes edifícios.
Com mais de 40 anos de experiência em tecnologias para Smart Cities, a Panasonic lidera o desenvolvimento de vários projetos de transformação em alguns municípios, com o objetivo de os transformar em cidades inteligentes através de parcerias público-privadas concebidas para otimizar a gestão e o desenvolvimento dos serviços municipais, melhorar a vida das pessoas e, assim, reduzir o consumo energético.
Entre eles, destaca-se a cidade de Fujisawa, um projeto que foi concluído no início de 2019 com uma área de 19 hectares localizados numa antiga fábrica da empresa. Com um custo total de 60.000 milhões de ienes, a cidade possui 1.000 casas que serão ocupadas por uma população de aproximadamente 3.000 habitantes.
Imagen
Imagen
Os edifícios e todas as instalações desta cidade inteligente foram concebidos para permitir o desenvolvimento sustentável da cidade e da sua comunidade, sendo capaz de crescer em grande escala como um espaço “verde” e “inteligente” que considera prioritário um estilo de vida ecológico e saudável para os seus habitantes.

Esta cidade inteligente conta com as mais recentes tecnologias para criar, armazenar e economizar energia e, desta forma, reduzir o consumo energético até 70% nas casas e 20% nas zonas comuns da cidade. Este novo modelo de cidade possui igualmente espaços para facilitar o carregamento de carros elétricos, bicicletas elétricas e um terreno totalmente conveniente para peões. Para atingir a redução geral de 70% nas emissões de CO2, em comparação com os níveis de 1990, além de conectar a cidade a novas formas de energia sustentáveis, também se promove a biodiversidade, criando áreas verdes em toda a cidade de Fujisawa.

Tsunashima é a mais recente cidade inteligente da empresa, um projeto em desenvolvimento com o apoio de um consórcio do qual também faz parte a Apple, entre outras. Localizada numa antiga fábrica da Panasonic convertida em apartamentos, esta cidade estará totalmente interligada graças a um sistema que centraliza as informações e terá um posto de combustíveis de hidrogénio para abastecer a cidade.

A nível ambiental, visa reduzir as emissões de CO2 em 40% e reduzir o consumo de água da comunidade em 30%. Neste projeto, estão incluídos painéis fotovoltaicos, baterias de lítio para armazenamento, equipamentos de poupança de energia ou iluminação led, entre outros desenvolvimentos.

Imagen
Na Europa, Berlin Adlershof é outro dos projetos Smart Cities da Panasonic e o primeiro do género na Europa. Estão planeados 69 apartamentos onde viverão pessoas de todas as idades que tirarão partido da tecnologia mais moderna. A Panasonic equipará a área com módulos solares eficientes, baterias, segurança e tecnologias de infraestruturas de construção, bem como tecnologias de assistência à autonomia. Realizando uma análise aos dados de cada um dos seus moradores, a cidade será capaz de se adaptar e projetar ou alterar serviços, tendo em conta a utilização e as necessidades dos seus moradores. Este projeto piloto pretende ser um cenário para testar a saúde conectada em casa.
Imagen

A casa conectada

O meio ambiente, energia, segurança, conectividade e bem-estar são desafios comuns às cidades do futuro, mas também às casas inteligentes. A Panasonic trabalha para uma casa baseada no autoconsumo, equipada com painéis solares, sistemas de armazenamento de energia e sistemas de climatização muito eficientes. É desta forma que a multinacional tecnológica japonesa Panasonic concebe a casa conectada, uma casa equipada com tecnologia de ponta, conectada e muito eficiente, que será uma realidade nos próximos cinco a dez anos.
A Panasonic desenvolveu soluções para uma casa que girará em torno de quatro eixos: conectividade, eficiência, conforto e inteligência dos objetos. Com um investimento em I&D que corresponde a 6% das vendas líquidas globais, a Panasonic dá mais um passo no sentido da chamada Internet das Coisas (Internet Of Things). Graças à tecnologia LPWA (baixo consumo e longo alcance), os eletrodomésticos são ligados à rede móvel local, permitindo comunicações bidirecionais com baixa largura de banda, sem a necessidade de ligação Wi-Fi. Na Europa, a Panasonic anunciou um acordo com a Vodafone para realizar testes piloto de IoT de banda estreita (NB-IoT) com produtos de consumo da empresa, começando pelos equipamentos de ar condicionado.

Sob o lema 'Uma vida melhor, um mundo melhor' (A Better Life, A Better World), a Panasonic desenvolve soluções de energia e climatização para tornar a casa igualmente muito sustentável, com bombas de calor ar-água capazes de economizar até 78% da energia.

“Um dos objetivos mais importantes para a Panasonic é o desenvolvimento de uma tecnologia ecoconsciente líder de mercado nos próximos 10 anos. Continuamos a fazer progressos ao nível da conectividade, um elemento-chave para a empresa. Daqui até 2050, a nossa visão implica trabalhar no sentido da criação e de uma utilização mais eficiente da energia para construir uma sociedade com energias renováveis e um estilo de vida mais confortável. Apresentamos inovações baseadas no nosso objetivo, que a energia utilizada seja inferior à energia criada para alcançar um estilo de vida em que as emissões de CO2 em casa sejam praticamente zero”, refere Francisco Perucho, Diretor Geral da Panasonic Climatização Iberia.

Os avanços e a inovação são elementos de grande valor para a empresa, de modo que a Panasonic continua a oferecer soluções melhoradas com um menor impacto. Nos últimos anos, a empresa desenvolveu a gama Aquarea All in One, uma bomba de calor ar-água, que fornece aquecimento, refrigeração e água quente para consumo doméstico, economizando até 78% de energia.
Imagen
Para melhorar a automatização, a conectividade e a poupança de energia, a Panasonic lançou a Aquarea Smart Cloud, uma ferramenta que suporta a tecnologia de ponta IFTTT (If This, Then That) que permite controlar a temperatura da casa a partir de qualquer lugar do mundo ou até que o instalador possa fornecer um serviço de manutenção e avarias mais fácil e rápido, ligando-se remotamente aos equipamentos e analisando possíveis problemas.

Na Europa, Berlin Adlershof é outro dos projetos Smart Cities da Panasonic e o primeiro do género na Europa. Estão planeados 69 apartamentos onde viverão pessoas de todas as idades que tirarão partido da tecnologia mais moderna

A tecnologia IFTTT eleva a conectividade a um novo nível, graças à ligação à Internet, a um site ou através de uma aplicação móvel. A automatização dos sistemas de climatização significa uma redução significativa no consumo e uma melhoria no conforto dos utilizadores. Simultaneamente, a criação desta plataforma permite melhorar a conectividade das casas inteligentes de forma rápida e fácil.
Outra funcionalidade que a Panasonic implementou no final de 2019 foi o comando por voz dos seus equipamentos de ar condicionado. Esta novidade foi concebida para permitir aos utilizadores programar, ativar ou desativar os sistemas de ar condicionado graças à compatibilidade com o Google Assistant e a Alexa da Amazon. A criação de rotinas é um passo fundamental na procura do conforto máximo do utilizador e na minimização do consumo de energia ao nível residencial e comercial.
foto

REVISTAS

Induglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)VulcanoSiga-nosProfei, S.L.

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial