Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Diques no Vale do Tejo: concluídas obras de recuperação no valor de 2 milhões de euros

O Instalador13/01/2020
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e os municípios de Almeirim, Chamusca e Salvaterra de Magos já terminaram as obras de reabilitação dos Diques no Vale do Tejo, num investimento de cerca de 2 milhões de euros, comparticipado pelo POSEUR - Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, numa extensão aproximada de 38 km.
Imagen

As intervenções, que tiveram como principal objetivo a desobstrução, regularização fluvial e controlo de cheias em zonas de inundações frequentes, implicaram o corte e limpeza de vegetação e árvores, o reperfilamento e reparação do corpo do dique, bem como o arranjo das juntas deterioradas e a reparação das portas de água.

Decorre ainda a intervenção a cargo da Câmara Municipal da Golegã, no valor de cerca de 1,2 milhões euros, estando para breve o início dos trabalhos de reabilitação na área do município de Santarém, que estão orçados em cerca de 478 mil euros.

De recordar que os diques do Vale do Tejo são estruturas hidráulicas muito antigas, alguns dos quais edificados ou reconstruídos sobre antigos valados em terra, cuja bibliografia específica aponta remontar à ocupação árabe da Península Ibérica.

Os diques têm por função contribuir para um melhor ordenamento hidráulico do leito, margens e zonas inundáveis, defendendo os terrenos adjacentes contra as inundações.

Com uma extensão de cerca de 58 km, os diques distribuem-se geograficamente por oito concelhos nomeadamente: Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Cartaxo, Chamusca, Golegã, Salvaterra de Magos e Santarém, totalizando 23 diques.

foto

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Profei, S.L.SoliusSiga-nosInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial