Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal
LIQUEFACT é desenvolvido pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto,

LIQUEFACT: o projeto europeu que minimiza danos em caso de terramoto

O Instalador30/01/2020

O projeto permitiu desenvolver soluções inovadoras para fazer face à liquefação dos solos induzida por ações sísmicas. Conta com um financiamento de 5 milhões de euros.

Imagen
Nos últimos dez anos, na Europa, os terramotos provocaram quase 19 mil mortes e perdas económicas diretas de aproximadamente 29 mil milhões de euros.

Foi com estes números que a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), sob a liderança de António Viana da Fonseca, professor do Departamento de Engenharia Civil, constituiu, durante mais de três anos, um consórcio com outros cinco países parceiros – Eslovénia, Inglaterra, Itália, Noruega e Turquia – com o propósito de desenvolver soluções inovadoras para fazer face à liquefação dos solos induzida por ações sísmicas.

Ou seja, o fenómeno de que resulta a perda de rigidez e resistência dos maciços que suportam as fundações de edifícios e outras infraestruturas – de transporte, diques de proteção, encontros de pontes, condutas de água, hidrocarbonetos, esgotos, entre outros – em zonas afetadas por estes desastres

Os trabalhos incluíram um estudo de pormenor (microzonamento) de quatros regiões críticas na Eslovénia, Itália, Turquia e Portugal. No nosso país, o caso-piloto selecionado foi a região que comporta a margem esquerda do Rio Tejo nos Municípios de Benavente e Vila Franca de Xira, por terem sido fortemente afetados no terramoto de 1909.

Do projeto resultou um conjunto de metodologias – associadas a uma ferramenta digital – que permitem identificar de forma clara e expedita a vulnerabilidade (fragilidade) das estruturas e infraestruturas construídas, bem como apontar soluções de engenharia avançadas e com custo benefício otimizado. Através destas metodologias é ainda possível avaliar a viabilidade de novos investimentos tendo em conta o risco existente. Foi criada uma ferramenta digital para utilização destas metodologias.

REVISTAS

Daikin - Ar CondicionadoProfei, S.L.SoliusInduglobal - Encontros ProfissionaisLisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    22/04/2024

  • Newsletter O Instalador

    15/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial