Efcis - Comércio Internacional, S.A.
Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Portugal tem homologação eletromagnética para o setor automóvel

O Instalador11/02/2020
A Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) acaba de atribuir competências ao ISQ para a realização de ensaios de homologação de compatibilidade eletromagnética para o setor automóvel, designado internacionalmente de EMC - Eletromagnetic Compatibility, passando a ser a 1ª. entidade em Portugal acreditada neste campo.
Imagen

Estes ensaios têm como objetivo verificar que qualquer sistema, quando instalado num veículo automóvel, não influencia os sistemas que estão relacionados com a segurança dos passageiros e respetivo veículo.

“Até há alguns anos, todos os fabricantes de componentes automóveis nacionais eram obrigados a recorrer a laboratórios fora de Portugal, pelo que, a partir de agora, passa a existir uma entidade nacional, o ISQ, que através do seu Laboratórios de Ensaios em Equipamentos Elétricos, pode dar uma melhor resposta aos fabricantes, refletindo-se numa maior competitividade para o setor automóvel nacional que deixa assim de ter que importar este serviço”, sublinha Pedro Matias, presidente do ISQ.

“Esta conquista constitui um marco muito importante para Portugal pois é sabido a aposta que o país e a indústria nacional têm feito no cluster automóvel e, nomeadamente, na subida na cadeia de valor a nível dos produtores de componentes. A indústria portuguesa de componentes automóvel é considerada de excelência por grandes marcas de construtoras de automóveis a nível mundial e com este passo adicional ainda será melhor e é mais um fator de competitividade para a atração de investimento estrangeiro estruturante”, acrescenta Pedro Matias.

Na área automóvel, o ISQ dispõe de laboratórios próprios e experiência na área de compatibilidade eletromagnética, com capacidade para planear, testar e reportar ensaios em componentes, sistemas e unidades técnicas.

O ISQ fornece o serviço chave-na-mão para obtenção do respetivo certificado de homologação emitido pelo IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, sendo assim uma alternativa técnica e comercial atrativa a todos os clientes, em particular os da Península Ibérica.

De realçar que na área da mobilidade, nomeadamente no setor automóvel, o ISQ já possui uma longa experiência. Conta com um Centro de Excelência no Norte do país, em Monção, para testes de componentes automóvel e tem como objetivo estratégico a aproximação à indústria automóvel do Norte e da Galiza bem como a mercados emergentes.
“Este laboratório do ISQ (LABAUTO) está especializado em testes de fiabilidade, ensaios de corrosão e índice de proteção, ensaios de componentes automóvel na área da físico-química e materiais, simulação de compatibilidade eletromagnética e engenharia de processo”, refere José Medina, Diretor da área de Laboratórios do ISQ.
Esta infraestrutura do Grupo ISQ foi projetada desde o início com uma vocação internacional, podendo atrair investimento direto estrangeiro para Portugal pois oferece soluções integradas e com valor acrescentado para quem se quer instalar em Portugal.
Ainda no setor automóvel, o ISQ presta serviços aos centros de inspeção, quer no plano nacional quer internacional (Espanha), muito focados na segurança rodoviária. Faz calibrações aos frenómetros, ao alinhamento e suspensões dos veículos bem como verificações aos valores de CO dos gases dos veículos a gasolina e opacidade no caso dos veículos a diesel.

REVISTAS

VulcanoProfei, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosInduglobal - Encontros Profissionais

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter O Instalador

    25/03/2024

  • Newsletter O Instalador

    18/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

oinstalador.com

O Instalador - Informação profissional do setor das instalações em Portugal

Estatuto Editorial